Últimas

www.
Home / destaque / Dourado, tons neutros, verdes e acabamentos “feitos a mão” foram os destaques do Salão do Móvel de Milão de 2017
Dourado, tons neutros, verdes e acabamentos “feitos a mão” foram os destaques do Salão do Móvel de Milão de 2017

Dourado, tons neutros, verdes e acabamentos “feitos a mão” foram os destaques do Salão do Móvel de Milão de 2017

Designer de Interiores Adriana Scartaris traz para a Sayerlack as principais tendências no que diz respeito ao mobiliário da principal feira mundial do setor

 

A designer de Interiores Adriana Scartaris visitou o Salão do Móvel de Milão, e apresenta as principais tendências encontradas para o mercado moveleiro e mostra como a Sayerlack já oferece soluções e acabamentos que acompanham as novidades apresentadas na mostra.

Segundo ela, durante os diversos eventos realizados na cidade foi possível perceber os reflexos do momento em que o mundo vive e seus reflexos para o projeto de interiores. “O sair de casa, principalmente nas grandes metrópoles, significa ver de perto um mundo com problemas humanitários, crises econômicas e políticas, falta de segurança, competição desenfreada e um mercado de trabalho recessivo em muitos países. Muito do que acontece na rua nos leva a desejar aquele ninho protetor que é nossa casa”, afirma a profissional.

Nossas memórias

Ficar em casa naturalmente já nos conecta com a família e as memórias de um tempo em que tudo nos parecia mais puro, feliz e seguro. Trazer referências da infância e adolescência estabelece este vínculo; daí o vintage em alta com elementos das décadas de 1960 à 1980. Pensando em manter essas sensações remetidas pelas memórias conectadas com o porto seguro da família moderna e organizada a Sayerlack disponibiliza os acabamentos laqueados do seu sistema tintométrico Sayersystem – que possui mais de quatro mil cores – mantendo essa personalidade em tons intensos, com altíssima qualidade até nos mínimos detalhes de bordos, rebaixos, frisos e espaços vazados.

 

ima2

 

Feito à mão

O handmade está em alta. Adriana Scartaris percebe a cada ano vejo mais peças feitas à mão no Salão de Milão e no Fuori Salone. “Muito interessante a forma com que as grandes empresas incorporam o feito à mão em suas produções seriadas agregando valor aos seus produtos”, diz.

Por que handmade está em alta? Certamente faz parte da valorização do tempo dedicado ao trabalho, do poder da transformação através das mãos humanas e do valor do que é único. Grifes de luxo apresentam peças incríveis com trabalhos em marchetaria. Esta tendência deve crescer nos mobiliários brasileiros e a impressão digital e a rolo na madeira deve atender a este propósito com o mesmo efeito.

 

ima3

 

A criatividade no desenvolvimento de padrões madeirados e efeitos visuais como tecido, tramas artesanais, couro e metais é infinita considerando a qualidade e a definição que a Sayerlack consegue extrair de seus produtos nos processos de impressão, direcionados para as indústrias moveleiras.Os processos de pintura podem ter alto e baixo relevo dando maior profundidade e realidade aos padrões desenvolvidos. E os produtos utilizados nestes processos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia disponível: como os UVs (ultravioletas), UVs Base Água e UV com secagem LED.

Designers e Industrias podem diferenciar criando padrões exclusivos para suas linhas como se fossem uma assinatura. Interiores de roupeiros com um padrão visual que simulam um tecido, como o linho, conferem sofisticação e aconchego para o consumidor que também observa o acabamento interno dos móveis.

 

ima4

 

Referências culturais

Diferentes culturas estão cada vez mais próximas. Muitos vêm sendo recebidos em outros países e levando fortes referências. Com isso, o valor do étnico também passa a ser incorporando várias estéticas ao design. Em 2016, os Irmão Campana assinaram duas linhas novas das Lâminas Alpi, que são comercializadas pela Sayerlack. Buscando referências brasileiras, os profissionais se inspiraram na Amazônia e buscaram resgatar o valor do artesanato com os padrões Piaçava e Pirarucu.

 

A coleção de padrões é renovada todos os anos para estar sempre em sintonia com as madeiras mais utilizadas nas mostras e feiras de design. Em 2017, a aposta está nos padrões de madeiras claras, inspiradas do design nórdico e minimalista:

 

ima9

 

O luxo do ouro

Como entender a onda do dourado no design? Muitas empresas lançaram produtos com pinturas douradas, chapas de latão com banho de ouro e acabamentos muito luxuosos. Essa também é uma clara evidência da necessidade da valorização da casa. Trazer o brilho dos metais preciosos valoriza os ambientes da casa. Para esta tendência, a Sayerlack apresenta uma cartela de tons metalizados.

 

ima10

 

Elementos naturais

Trazer a natureza para dentro de casa refaz nossa conexão com o mundo exterior. Muitas empresas apresentaram peças revestidas com lâminas de madeira composta com padrões próximos dos naturais, cheias de veios e em tons mais escuros. As lâminas com padrão de radica também aparecem revestindo armários, mesas, estantes e peças de complemento.

 

uima11

 

Lâminas de madeira natural destacam o mobiliário com a beleza de seus desenhos e veios ainda mais se estiverem protegidas e ressaltadas com acabamentos Sayerlack. A coleção de padrões é renovada todos os anos para estar sempre em sintonia com as madeiras mais utilizadas nas mostras e feiras de design.

Um padrão de Lâmina ALPI interessante para reproduzir a tendência é a PALISSANDRO:

 

ima12

 

A paleta de cores também remete ao natural com os tons terrosos e verdes em alta tanto nos acabamentos de pintura quanto nas estampas dos tecidos que trazem elementos da natureza como folhas, flores e belos insetos.

Vamos saborear a casa!

A macrotendência aponta para o fortalecimento do conceito chamado SAVORING que em português é algo como DESFRUTAR ou SABOREAR. Um esforço criativo em criar e manter experiências sensoriais positivas e agradáveis em nossos lares.

Para traduzir o “desfrutar” em ambientes encontramos tecidos macios, como veludo e pelúcia, tons terrosos e inspirados na natureza outonal, o brilho dos metais preciosos para agregar ainda mais valor aos ambientes, o efeito do tempo apresentado em materiais com aspecto envelhecido, estampas com elementos naturais principalmente os insetos que polinizam e multiplicam a vida na natureza.

 

ima13

 

Sobre a Sayerlack

Conceituada no segmento de pintura e envernizamento de superfícies de madeira – graças aos seus 48 anos no mercado – a Sayerlack, é uma empresa que desenvolve soluções e tecnologias ilimitadas para preservar, tratar, enriquecer e tornar ainda mais belas as madeiras que fazem parte da vida das pessoas. Suas linhas, desenvolvidas em laboratórios de altíssima qualidade, são produzidas com respeito ao meio ambiente e a preocupação de atender a todas as necessidades relacionadas à esta matéria-prima, tais como: proteção contra o fogo, acabamentos resistentes as mais altas e baixas temperaturas por até 15 anos, tintas e vernizes – incluindo uma linha desenvolvida totalmente à base água que praticamente não possuem odor – de alta qualidade, acabamentos específicos para madeiras em constante contato com água, cores, brilhos e texturas inovadoras para o setor e com alto rendimento e impermeabilização.

A Sayerlack também investe em ações voltadas à valorização humana e a preservação do meio ambiente. Com um projeto de 16 anos voltado para os filhos de colaboradores e jovens da região de Cajamar, a empresa busca prepara-los para o mercado de trabalho, incentivando a formação profissional e o empreendedorismo. E aliados com o meio ambiente, visam proteger a natureza, que inclui a destinação correta de resíduos, o aproveitamento integral de recursos e a economia de água.

Com atuação global, a Sayerlack é uma multinacional brasileira, que atua em mais de 80 países ao redor do mundo com unidades de pesquisa, produção e distribuição de última geração, instaladas em locais estratégicos. No Brasil, seu parque industrial possui quase 30 mil m² de área construída e é uma das mais modernas e automatizadas estruturas industriais do setor na América Latina, produzindo mensalmente milhões de litros de produtos.

Conheça mais em: www.sayerlack.com.br

 

Por  Beatriz Nascimento |  MAFER Comunicação

Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top