Últimas

www.
Home / Notícias / Eventos / Dia Mundial da Limpeza (21/09), tem apoio de App de zeladoria
Dia Mundial da Limpeza (21/09), tem apoio de App de zeladoria

Dia Mundial da Limpeza (21/09), tem apoio de App de zeladoria

Durante 36 horas, no próximo sábado, o planeta inteiro participará de ações para coleta de lixo e conscientização

No dia 21 de setembro, milhões de brasileiros irão às ruas, participar da maior mobilização mundial de conscientização sobre o descarte irregular de lixo. Para monitorar a ação, alguns líderes já estão convidando os voluntários cadastrados a baixar o aplicativo QZela, que mapeia e registra problemas de zeladoria urbana.

Dia Mundial da Limpeza acontece em mais de 150 países simultaneamente. No Brasil, a ação de 2018 chegou a quase 400 cidades e, para este ano, já há 1200 líderes cadastrados no País inteiro.

Batizado de “Let’s do it”, ou “vamos fazer isso”, o movimento vai se estender a rios, mares, ruas, calçadas, parques e áreas naturais, criando uma espécie de “onda verde” de limpeza no planeta, que vai começar na Nova Zelândia e terminar 36 horas depois, no Havaí.

O movimento conta com auxílio da tecnologia para divulgação, incentivando os líderes, voluntários e apoiadores a compartilhar as informações em suas próprias redes sociais. Patrocínios vêm de todas as formas: há quem contribua com água mineral (alertando para o descarte consciente das embalagens, é claro), sacos de lixo, luvas, transporte, alimentos para os participantes, confecção de camisetas e bonés, entre outros produtos e serviços.

Recém-lançado no Brasil, o aplicativo QZela, que mapeia e monitora os problemas de zeladoria dos municípios, será utilizado por diversos líderes regionais em São Paulo, ajudando a quantificar as ações por meio da participação do próprio voluntário.

Cada líder convida o participante a baixar o App gratuitamente antes do início da ação, com o qual será possível cadastrar os pontos de coleta com fotos e vídeos. Ao final de cada trabalho, o próprio voluntário pode fechar a ocorrência e classificar a coleta realizada. QZela está disponível para aparelhos com sistema iOS (Apple) ou Android (Google Play) e pode ser usado em todo o Brasil.

Após a ação, o líder pode solicitar aos desenvolvedores de QZela um relatório de sua ação, com fotos, horários, geolocalização e volume de coletas. “Temos uma ferramenta prática de soluções de problemas regionais. A nossa busca é utilizar a inovação para suprir uma necessidade do munícipe, que é ganhar poder para gerenciar os problemas de sua própria cidade”, explica Roberto Badra, CEO da startup que desenvolveu o App.

Não se trata de um dia apenas

O propósito do Dia Mundial da Limpeza não se limita apenas a recolher o lixo, mas principalmente gerar consciência sobre o descarte e os hábitos de consumo de cada ser humano neste planeta. “Não é com uma ação de limpeza que vamos mudar essa realidade; o objetivo principal é promover a sensibilização das pessoas, sem precisar esperar que a próxima geração venha para consertar o que estragamos”, explicou Edilainne Muniz, líder do Instituto Limpa Brasil, que está mobilizando o Brasil na organização dessa ação mundial.

Surgiu na Estônia, em 2008, a ideia de limpar um país inteiro simultaneamente, recolhendo o lixo descartado no meio ambiente. Com pouco mais de 1,3 milhões de habitantes (aproximadamente a população da cidade de Campinas – SP), a Estônia tem mostrado grandes progressos na busca pela qualidade de vida, que se traduzem em dados estatísticos: o nível de poluentes do país está bem abaixo dos índices da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico): 7,9 microgramas por metro cúbico, enquanto a média são 13,9 mcg/m³. Onze anos depois da primeira ação, a Estônia já conseguiu reduzir em 75% o volume de lixo descartado irregularmente em terrenos baldios.

Como participar

Adultos e crianças podem participar individualmente ou em grupos, como ONGs, institutos, cooperativas, associações, escolas e comunidades em geral, em caráter apolítico. Crianças acompanhadas de responsáveis terão instruções específicas para evitar certos tipos de coleta que ofereçam perigo: frascos de bebida, bitucas de cigarro, materiais pesados, etc.

Para quem deseja se cadastrar como voluntário, o site www.diamundialdalimpeza.com.br oferece recurso de busca por localização, por meio do qual é possível escolher uma das ações existentes. Para organizar uma ação em sua cidade, é possível cadastrar-se como líder, e assim receber as orientações sobre como mobilizar o maior número de voluntários.

A orientação é que se crie uma ação com horário, local e instruções de atividade, prevendo problemas e desafios com antecedência. O site possui um passo-a-passo para esse planejamento, incluindo divulgação, custeio e dicas de segurança.

 

 

 

 

Por Cleci Leão

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top