Últimas

www.
Home / Notícias / Design / Designers na Amazônia
Designers na Amazônia

Designers na Amazônia

O projeto Design & Madeira Sustentável promove a união entre design e responsabilidade socioambiental, levando designers brasileiros de renome internacional diretamente ao coração da Amazônia, para ensinar novas técnicas de desenho e construção de móveis e utensílios em uma movelaria comunitária.

Lá na floresta, os designers compartilham seu conhecimento com os comunitários, especialmente para o desenvolvimento de peças de alto valor agregado, fabricadas com madeiras obtidas de forma sustentável, com certificação do FSC®.

Segundo o designer Leonardo Lattavo, “trabalhar com madeira de manejo sustentável é uma causa que não poderia ser mais nobre. O projeto Design & Madeira Sustentável é o começo de algo que vai ser muito maior e o que significaria o sucesso do projeto seria que daqui a uns anos toda a extração do Brasil fosse feita da mesma maneira sustentável”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leonardo Lattavo é arquiteto e urbanista com mestrado em Arquitetura na University College of London. Entre os anos de 1997 e 2004 morou em Londres exercendo a profissão de arquiteto. Após esse período regressou ao Brasil para fundar a Lattoog Design junto com Pedro Moog. Atua hoje nos campos de arquitetura, design e artes plásticas e também é professor de Projeto de Arquitetura na PUC-RJ.

Design & Madeira Sustentável tem uma ligação especial com Leo. Foi de uma conversa entre ele e BVRio que nasceu o projeto, e foi com um imenso orgulho que o convidamos a participar dele e faze-lo crescer conosco. Através de Design & Madeira Sustentável e da parceria com FSC Brasil, Leonardo desenhou o troféu para o melhor jogador da Copa Verde 2018, que foi realizado pelos moveleiros da COOMFLONA.

Troféu Melhor Jogador Copa Verde 2018

“Nosso estúdio é parceiro da COOMFLONA e da BVRio já há algum tempo na produção de móveis e objetos de madeira, sempre de manejo sustentável e com selo FSC®, que são importantíssimos. Tive a honra de ser convidado para fazer o troféu de Melhor Jogador da Copa Verde. A gente propôs um troféu de madeira que são duas traves estilizadas com uma bola flutuando no ângulo, naquele “cantinho onde a coruja dorme”, como se costuma dizer na linguagem do futebol. A ideia é que a bola estivesse flutuando mas não estivesse entrando no gol, porque o melhor jogador do torneio também pode ser um goleiro, então era importante que a bola não estivesse dentro do gol. O troféu foi feito com muito pensamento, com muito carinho por parte da COOMFLONA e tem um acabamento impecável, todo em madeira sustentável.” 
– Leo Lattavo

Treinamento de Leonardo Lattavo

Julho passado, Leo deu um treinamento de dois dias aos comunitários sobre o processo técnico que envolve colagem de madeiras diferentes e sua execução, a importância da lixa no processo de acabamento com excelência, e técnicas de corte para desbaste com moto-serra. Os produtos desenvolvidos durante o treinamento estão sendo agora produzidos pelos moveleiros e já estão à venda na nova loja da Lattoog, em São Paulo.

Da mesma forma como ocorreu nas primeiras oficinas, ministradas pelos designers Carlos Motta, Fernando Mendes e Paulo Alves, o treinamento oferecido por Leonardo Lattavo foi um grande sucesso, e o destaque principal foi, uma vez mais, o grande envolvimento e interesse demonstrado pelos participantes em aprender e produzir novos produtos. No treinamento de Leo já se notou uma grande evolução na técnico dos moveleiros. As técnicas dos primeiros workshops estão surtindo efeito dentro do processo de entendimento de novos desenhos, facilitando a compreensão e agilizando a produção. As duvidas de como usar a técnica necessária já não aparece em toda as etapas da produção. Segundo Leonardo, “a equipe assimilou muito bem as ideias e os desafios que foram propostos e trouxe soluções aos problemas que apareceram”.

Renato Castro Santos, coordenador de Design & Madeira Sustentável, lembra que “o escopo do projeto visa a trazer os designers para capacitar os comunitários que trabalham na movelaria, fazendo que eles atinjam a excelência de acabamento no design e no final do produto, para poder satisfazer a exigência dos grandes centros de consumo”.

Cada designer nos aproxima mais desse objetivo.

 

 

 

 

Por BVRio

Imagens: Divulgação

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top