Últimas

www.
Home / Notícias / Design / Designers na Amazônia – Episódio 5
Designers na Amazônia – Episódio 5

Designers na Amazônia – Episódio 5

O projeto Design & Madeira Sustentável promove a união entre design e responsabilidade socioambiental, levando designers brasileiros de renome internacional diretamente ao coração da Amazônia, para ensinar novas técnicas de desenho e construção de móveis e utensílios em uma movelaria comunitária.

Lá na floresta, os designers compartilham seu conhecimento com os comunitários, especialmente para o desenvolvimento de peças de alto valor agregado, fabricadas com madeiras obtidas de forma sustentável, com certificação do FSC®.

O designer Ricardo Graham Ferreira adorou participar do projeto e exclama que os dois dias passados com os comunitários na movelaria da COOMFLONA “foram dois dias que passaram voando. Parece que foi muito e ao mesmo tempo foi pouco porque dá vontade de estar aqui de volta, logo. Trabalhar com madeira certificada é uma coisa que eu já venho querendo desde que comecei a trabalhar com madeira. Eu quero voltar aqui!”

Ricardo Graham, conhecido por sua marca oEbanista é designer e artesão. Especializou-se em Milão, Italia, e em Avignon, França, na produção de peças feitas em madeira. Desde 2006 desenvolve seu trabalho em seu atelier localizado na região serrana do Rio de Janeiro.

As criações e produções de oEbanista são fruto de um constante processo de pesquisa, movido por um impulso criativo, onde a matéria prima – madeira maciça tropical – divide o protagonismo com técnicas de marcenaria tradicional como encaixes e o acabamentos irretocáveis.

O trabalho, inicialmente feito sob encomenda, para clientes diretos, tomou novos rumos conforme suas peças, como o banco sela e a cadeira 3 pés, foram ganhando destaque em conceituados eventos, prêmios e publicações nacionais e internacionais.

Atualmente, peças assinadas por Ricardo Graham podem também ser encontradas em lojas selecionadas no Brasil, na França e nos Estados Unidos.

Treinamento de Ricardo Graham

O treinamento de Ricardo Graham aconteceu em outubro 2018.

O treinamento envolveu a apresentação e discussão sobre o processo técnico do exercício de travas borboletas para encaixes, usada na confecção de moveis com rachaduras e grandes trincas na madeira visando estancar o aumento e manter o lado rústico da peça inibindo o trabalho da madeira. Foi também feito ume exercício de encaixe com a técnica de rabo de andorinha, feito em ângulos, trabalho muito utilizado na junção de gavetas. Iniciou-se o desenvolvimento de protótipos no torno de peças que virão a ser produzidas pelos comunitários.

No segundo dia, continuou o processo de execução de uma mesa com tampo em Ipé, que foi cortada com motosserra, e que tinha uma grande rachadura. Esclarecimentos de duvidas do processo que envolvia a confecção o encaixe da borboleta no tampo, com a utilização das ferramentas manuais levadas pelo designer (serrote japonês, malhos de madeira, graminho de madeira, formões, raspilha, suta, pedra de afiar). Foi feita também uma apresentação teórica seguida de aula prática sobre como se afiar as ferramentas de uso manual.

O destaque principal foi o grande envolvimento e interesse demonstrado pelos participantes e os convidados em aprender e produzir os novos produtos. As técnicas dos workshops anteriores surtem efeito dentro do processo de entendimento de novos desenhos, facilitando a compreensão e agilizando a produção. Entre os comunitários convidados, a presença maior foi de mulheres que ficaram mais concentradas na finalização de lixas e acabamento das peças. O objetivo sendo criar uma área de acabamento e controle de qualidade.

Valéria dos Santos Costa, comunitária convidada que já participou de vários treinamentos, afirma “Estou achando [este projeto] bastante interessante, porque a gente está aprendendo o que não sabe e também repassando umas coisas que a gente já aprendeu”.

Ricardo Graham afirma que da possibilidade de ir até a floresta, conhecer a movelaria, ver as madeiras e ouvir quem conhece das madeiras, podem sair muitas ideias.

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top