Últimas

www.
Home / Notícias / Arquitetura / Desenho paramétrico é a técnica usada pela designer Daniela Colnaghi para construir sua ótica na CASACOR SP
Desenho paramétrico é a técnica usada pela designer Daniela Colnaghi para construir sua ótica na CASACOR SP

Desenho paramétrico é a técnica usada pela designer Daniela Colnaghi para construir sua ótica na CASACOR SP

Designer usou tecnologia inovadora para dar novas formas as placas de MDF da GreenPlac

Para Daniela Colnaghi, vice-presidente da Associação de Design do Estado de São Paulo (ADESP), a GreenPlac tem tudo a ver com a CASACOR e, por isso, foi a escolha dela para construir seu espaço – uma ótica de luxo – na maior mostra de design e arquitetura das Américas. O uso nada comum das placas de MDF é o que surpreende: dispostas em forma de ondas criadas através de uma técnica chamada de desenho paramétrico, a fábrica usa algoritmos e computação gráfica aplicada aos materiais para dar-lhes formas inusitadas.   

“O material, além de ser moderno e ambientalmente consciente, trouxe o toque de luxo que eu queria dar ao ambiente”, detalha a designer.

Projeto autoral

Na ótica luxuosa de Daniela, o MDF vai do teto ao chão, formando ondas que vão sustentar as prateleiras. Difícil de explicar e mais ainda de executar. Depois de projetar o ambiente que parece saído de uma obra de Gaudi, o escritório buscou parcerias com empresas capacitadas para fazer o corte computadorizado, reproduzindo as ondas do projeto. “É muito trabalhoso, quase cenográfico, porque o desenho tem que ser feito no escritório, produzido na indústria e a montadora só aplica no espaço”, explica a designer.

O processo de produção dos painéis é dos mais modernos e utiliza madeira de reflorestamento de plantações próprias, energia elétrica produzida por uma usina de biomassa, também própria, e ainda reaproveita seus efluentes, empregando água da chuva em seu processo produtivo.

O ambiente foi idealizado para ser uma união de Luxo e Design no mobiliário e com 1.100 metros de madeira, é de fato uma loja. Os óculos são peças superexclusivas feitas em poucas quantidades.  A marca carioca Gustavo Eyewear vai estar na CASACOR São Paulo pelo segundo ano consecutivo, em um espaço totalmente personalizado para seu público.

“Nós nos surpreendemos com a criatividade dos designers e arquitetos. O compromisso ambiental está no nosso DNA, por isso, entregamos um material de primeira, que já é bonito e eles combinam com outros materiais, dispõem de forma inusitada e nos orgulham de estar ali”,, diz José Roberto Colnaghi, da Asperbras. A GreenPlac é a mais nova empresa do grupo. Começou a produzir em julho do ano passado, ganhou seu primeiro prêmio como destaque na Feira Interzum, na Alemanha e estreia nesse semestre na maior mostra de arquitetura e designs das Américas em seis ambientes. 

33ª CASACOR SP

28 de maio a 04 de agosto de 2019

Terça a sábado e feriados, das 12h às 21h

Domingo, das 12h às 20h

Jockey Club de São Paulo- Av. Lineu de Paula Machado, 107

 

 

 

Por Aline Mota

Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top