Últimas

www.
Home / Artigo / Demissão pode ser impulso para a carreira
Demissão pode ser impulso para a carreira

Demissão pode ser impulso para a carreira

Situação exige sair da zona de conforto e enxergar novos horizontes

 

Quem já foi demitido sabe muito bem a sensação que esse momento causa. O estresse é grande e o mundo parece desabar. Muitas vezes, os sentimentos de culpa e injustiça são inevitáveis, principalmente durante o período recente do desligamento da empresa. No entanto, para muitos especialistas, a demissão pode ser a melhor coisa a acontecer na vida de um profissional.

“Em muitos casos, é o impulso que faltava para a pessoa sair da zona de conforto e lutar pelo que realmente sempre sonhou em fazer”, ressalta Jarve Gerleande de Assis, master coach autor do livro “Liberte seu verdadeiro eu” (94 páginas, R$ 25,00).

Para transformar a tragédia em oportunidade é preciso superar o luto e ter a coragem de responder algumas perguntas sobre si mesmo. Entre elas, “O que realmente causou minha demissão?”; “Eu poderia ter feito algo para evitar esse desfecho?”; O que preciso mudar e aperfeiçoar para aumentar minha capacidade de me manter empregado?”.

Após esse processo de autoavaliação, é fundamental definir um plano de ação para alcançar o novo objetivo. É imprescindível listar as novas competências que precisam ser desenvolvidas, os cursos que serão prioridades, a gestão do networking, além da estratégia para distribuição do currículo.

“Colocando o plano em prática, faça os ajustes necessários e persevere até alcançar a recolocação. Lembro que a demissão faz parte da trajetória de quase todos profissionais em pelo menos uma vez na vida”, destaca o master coach.

Acreditar

Nutrir sentimentos ruins enquanto estiver desempregado, como não acreditar em uma recolocação, não muda a situação. Pelo contrário, dificulta e até atrasa a recuperação pessoal e profissional. “O segredo para sair dessa situação é perdoar a si e aos outros, e lembrar que na vida ou você ganha ou aprende. Você nunca perde”, sentencia Assis.

Sobre Jarve Gerleande de Assis
Jarve é master coach e especialista em análise de perfil-Soar Practitioner. Possui MBA em administração e marketing, é empreendedor com experiência em gestão e liderança de equipes de alto desempenho. Também atua como consultor, palestrante e professor de idiomas. Para saber mais, acesse: www.jarvecoach.com.br; contato@jarvecoach.com.br (11) 99106-0019 ou no facebook – www.facebook.com/jarvecoach/

 

 

Por Carolina Lara

Imagem ilustrativa | Banco de imagens

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top