Últimas

www.
Home / decoração / Décor: revestir teto e paredes com madeira está em alta
Décor: revestir teto e paredes com madeira está em alta

Décor: revestir teto e paredes com madeira está em alta

Projetos nas mostras de decoração, como o do escritório Très Arquitetura com as Lâminas Alpi e soluções para a madeira da Sayerlack ganham destaque!

Quem visitou a CASACOR São Paulo 2019, a Hotel Design e outras mostras de decoração pelo Brasil observou o grande número de projetos que utilizam tanto os painéis de madeira em HDF, como as Lâminas Alpi, ou soluções produzidas por marcenarias, como painéis ripados.

A tendência se justifica em função do aconchego e beleza que este recurso agrega aos projetos de interiores, permitindo a criação de nichos e outras soluções que integram o mobiliário. Um exemplo é o projeto “Casa Grão por Starbucks At Home”, desenvolvido pelo escritório Très Arquitetura para a CASACOR São Paulo 2019.

Os acabamentos da Sayerlack e as Lâminas Alpi utilizados neste projeto estão em sintonia com o conceito criado pelas arquitetas Fernanda Tegacini, Fernanda Morais e Nathalia Mouco, de um espaço intimista e moderno, proporcionando beleza e sofisticação. Veja abaixo a entrevista das profissionais:

. Vocês costumam utilizar este recurso nos seus projetos?
Sim. Os painéis e revestimentos estão em vários de nossos projetos. Temos no DNA do escritório esse recurso! Usamos para camuflar portas e dividir espaços, por exemplo. Apostamos no desenho de marcenaria como o nosso diferencial, basicamente 90% do que criamos é baseado nessa criação!

. Por que optaram por este recurso no projeto da Casa Cor? Quais são seus benefícios?
A nossa ideia principal era trazer o aconchego da madeira para o projeto. Usamos materiais frios como porcelanato, mármore e a leveza da estrutura metálica, portanto queríamos trazer um contraste com esses elementos, além disso, apostamos também em um diferencial para uma parte que geralmente é branca (como o teto) e passa despercebida.

. Como avaliam o resultado estético da Lâmina Alpi neste projeto?
O material, aplicado no teto trouxe o aconchego que gostaríamos para o ambiente. Tínhamos poucas paredes, usamos uma estrutura metálica leve e queríamos seguir com essa ideia de leveza para a marcenaria. Além disso, fizemos um projeto luminotécnico para que não houvesse nenhuma intervenção e a madeira ficasse em destaque.

. Quais são os principais cuidados que devem ser observados na utilização dos painéis na parede e no teto? A altura do pé direito e as dimensões influenciam?
Nós sempre tentamos buscar um equilíbrio. Nunca usamos madeira no teto e na parede quando o piso também é de madeira, a não ser que seja uma intenção e um conceito do projeto, porque fica muito carregado e fechado. Então, é sempre importante buscar um equilíbrio. Uma vez que a gente tem o piso de madeira, tentamos eventualmente trabalhar com os painéis de madeira, mas sempre intercalando com painéis pintados em laca e com o teto claro, para trazer esse equilíbrio.

Quando o piso é frio, pode abusar do uso dos painéis nas paredes e também no teto. O segredo é achar um equilíbrio entre os materiais. A madeira traz uma sensação de aconchego, mas também pode trazer uma sensação de diminuição do espaço e pouca iluminação. Também é importante levar em consideração os outros acabamentos usados no piso, a dimensão dos ambientes, luminosidade e o conceito do projeto em si. A gente tenta não usar folha de madeira em ambientes de áreas molhadas, porque a manutenção tem que ser mais efetiva, então nas áreas molhadas costumamos trabalhar com MDF Ultra, que é um MDF mais resistente na parte interna (nas caixas dos armários) e na frente também. Quando usamos folha de madeira, sempre avisamos os clientes que precisa haver um cuidado especial, porque água e madeira não conversam.

. Na escolha dos padrões e cores, o que se deve observar?
Precisa existir um alinhamento da madeira com a paleta de cores e com o conceito do ambiente. Por exemplo, em um espaço mais sóbrio e mais elegante, optamos por uma madeira mais escura, que traz esse conceito. Se o projeto é mais jovem, mais descolado, usamos por uma madeira mais clara que também combina melhor com esse conceito. Gostamos muito de trabalhar com as madeiras que têm o fundo de base cinza. Por exemplo, a Nogueira Americana, o Carvalho Americano e, em alguns casos, o Freijó (mas o Freijó às vezes tem uns nózinhos na madeira e puxa para um tom amarelado ou mais vermelho).

O tamanho e a quantidade de iluminação dos espaços onde devem ser instaladas as paredes de madeira também precisam sempre ser considerados. Os espaços pequenos e com pouca iluminação, por exemplo, ficam melhores com madeiras mais claras. Já espaços maiores podem receber as mais escuras.

. Quais são os requisitos que vocês avaliam na contratação de uma marcenaria?
Além de atendimento, acabamento e qualidade dos produtos, também prezamos pela qualidade técnica na execução. Como desenhamos muita marcenaria, existem muitos detalhes que nem todas as empresas sabem executar. Por exemplo, painel ripado com ripa 1×1, painel ripado triangular para esconder as máquinas de ar condicionado, portas e painéis. Então, além desses itens, existe a questão da habilidade. Selecionamos as marcenarias finas e com mais qualidade técnica para executar essas peças mais complexas, e deixamos os trabalhos mais simples (gabinetes de banheiro, de cozinha e de lavanderia) com outras que não exigem tanta maestria.

No projeto da “Casa Grão por Starbucks At Home” criado pela Très Arquitetura para a Casa Cor São Paulo 2019, a marcenaria Plancus utilizou as Lâminas Alpi no padrão Noce Catedral. Para valorizar a beleza deste revestimento, manter o aspecto natural e sedoso da madeira e conferir conforto e aconchego ao espaço, também foi aplicado o Verniz Naturalíssimo, da Sayerlack na estrutura.

Além da beleza dos mais de 30 padrões e coleções com as tendências internacionais, as Lâminas Alpi oferecem diversas vantagens na concepção dos projetos do mobiliário e de interiores, como cores uniformes e continuidade nos desenhos dos veios, formatos superiores aos das lâminas tradicionais (315 x 62 cm / 280×62 cm / 250×62 cm). Clique aqui para conhecer mais sobre este revestimento e conferir as opções de padrões.

Sobre o Très Arquitetura
Fruto da parceria entre as arquitetas Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, o escritório tem atuação multidisciplinar, desenvolvendo projetos nas áreas de arquitetura residencial, comercial e corporativa, visando viabilizar a construção do espaço junto ao time de engenheiros e projetistas complementares, e interferindo por completo na interpretação do espaço para unificar os conceitos da arquitetura com a decoração. . Informações: www.tresarq.com.br +55 11 3562.7357 – contato@tresarq.com.br

Sobre as Lâminas Alpi
Em constante evolução, a ALPI é uma multinacional italiana com mais de 50 anos, que sempre se projetou para o futuro e por isso tornou-se uma referência tecnológica no setor moveleiro. Foi a primeira empresa do mundo a industrializar o processo de produção de madeira composta, sendo que toda a matéria prima utilizada é proveniente de manejo florestal responsável e sustentável. A Sayerlack é distribuidora das Lâminas Alpi desde 1996 e ofereceo dezenas de padrões que, somados aos seus acabamentos, revestem móveis e projetos de interiores com elegância e sofisticação. Saiba mais: http://www.sayerlack.com.br/laminas-alpi

Sobre a Sayerlack: o melhor ainda está por vir! Há mais de 50 anos a Sayerlack se posiciona na vanguarda tecnológica, acompanhando a evolução da indústria moveleira e do mercado de transformação da madeira. Hoje, a marca que é a mais reconhecida no mercado quando se pensa em soluções para madeira, acredita que o melhor ainda está por vir. Por isso mantém-se em constante evolução e investe no desenvolvimento de inúmeras inovações, soluções e tecnologias para preservar, tratar, enriquecer e tornar ainda mais belas as madeiras que fazem parte da vida das pessoas em mais de 90 países, onde a marca está presente. Por isso, acreditamos que o melhor ainda está por vir! Conheça mais em: www.sayerlack.com.br Assista ao vídeo sobre a empresa: www.youtube.com/watch?v=5UlfTLzhrjQ
Por Yasmin Gonçalves
Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top