Últimas

www.
Home / decoração / Cozinha com ilha central é sinônimo de estilo e praticidade
Cozinha com ilha central é sinônimo de estilo e praticidade

Cozinha com ilha central é sinônimo de estilo e praticidade

Arquiteta Carmem Avila explica que o estilo de cozinha tornou-se tendência para quem gosta de cozinhar e receber

Prática, funcional e moderna, a cozinha com ilha central está cada vez mais presente na casa das pessoas. A bancada no meio renova o conceito do ambiente: trouxe status para o fogão, que passou a figurar como um dos destaques da cozinha, oferece espaço para o preparo das refeições e ainda pode dividir e integrar.

Os projetos de cozinha com ilha demoraram a chegar no Brasil. Para quem aprecia a gastronomia e o prazer de receber em casa, tornou-se o desejo de grande parte dos meus clientes”, afirma Carmem Avila, do escritório Carmem Avila Arquitetura, que considera a ilha uma estrela da cozinha.

Para quem compartilha desse sonho, a profissional reuniu as dicas para projetar a cozinha no estilo ilha central:

 

Circulação

Para que o projeto seja confortável ao seu redor, o espaço requer, primordialmente, o estudo da área de circulação. Pia, fogão e geladeira devem estar próximos, pois facilita o trabalho de quem utilizará a cozinha. “Nos projetos que executo, considero ideal o espaço entre 0,95 a 1,20m, pois uma distância superior pode causar incômodo“, afirma a arquiteta.

Estilos

Segundo Carmem Avila, os estilos podem ser muitos! Desde o rústico, industrial, contemporâneo e até mesmo seguindo a linha moderna ou high tech. “A maior preocupação é sempre manter a funcionalidade de todas as atividades complexas que existem em uma cozinha, incluindo a cocção, armazenagem e a lavagem de louça. A estética não deve ignorar ou sobrepor às necessidades funcionais“, revela.

Materiais

Os materiais da bancada sempre devem ser adequados para resistir ao calor e aos ataques ácidos de vinagre, limão e produtos laváveis. “Essa questão é sempre fundamental e, por isso, especifico o granito, inox ou material composto por resina e pedra sintética”, conta a profissional.

Funcionalidade

A ilha central é caracterizada como bancada de apoio para quem cozinha e também serve para balcão de refeições rápidas. Dessa forma, a cozinha a passa a fazer parte da área social da casa, pois se torna um ambiente interessante para quem gosta de cozinhar e receber.

Iluminação

Independente do perfil decorativo, ou material utilizado no projeto, as bancadas devem apresentar uma iluminação eficiente. “A luz deve estar bem direcionada sobre as bancadas e nunca às costas de quem está às voltas com ingredientes, receitas e panelas“, finaliza Carmem Avila.

 

Sobre Carmem Avila Arquitetura

Projetar é a grande paixão do escritório comandado pela arquiteta Carmem Avila, que se destaca pela atenção aos detalhes na composição de volumes, cores, luz e texturas.

Formada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Carmem Avila trabalhou durante alguns anos como colaboradora em diversos escritórios – Heloisa Maia Campos, ATP Arquitetura, Brasil Arquitetura e Futurebrand, entre outros –, onde solidificou sua formação até iniciar uma carreira a solo em 2004.

Entre 2009 a 2013 atuou docente do curso Design de Interiores na Escola Panamericana de Arte de São Paulo. Em 2013, foi uma das finalistas no concurso IDEA BRASIL, dentro da categoria Living RoomsandBedrooms, com o Projeto do Cabideiro Ondas.

 

Carmem Avila Arquitetura

www.carmemavila.com.br

@carmem.avila.arquitetura

 

 

 

Por Helena Gomes

Imagem: Rafael Renzo

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top