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Consumo da classe C traz impulso aos pequenos negócios no setor de Casa & Construção

Consumo da classe C traz impulso aos pequenos negócios no setor de Casa & Construção

Nos próximos anos, mais de 4 milhões de famílias devem integrar a mais populosa classe econômica do país, aponta relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae/SC

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A expectativa de recuperação da economia faz com que os brasileiros sintam-se mais seguros para voltar a investir no consumo. Para o setor de Casa & Construção, o potencial de compra da classe C, a mais numerosa entre a população, é o principal impulso para empresas e pequenos negócios, como aponta relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC. A classe C representa as famílias no Brasil com faixa salarial entre R$ 3,7 mil e R$ 9,3 mil, segundo classificação do IBGE. De acordo com a consultoria Tendências, estima-se que nos próximos oito anos 4,1 milhões de famílias passem a integrar a classe C, enquanto outras 2,9 milhões devem ascender à classe B – que detém renda entre R$ 9,3 mil e R$ 18,7 mil.

 

No mercado de Casa & Construção, a maioria dos consumidores (71%) conclui suas escolhas nas lojas de materiais de construção, mesmo que em muitos casos utilizem a internet para consulta de produtos. A classe C corresponde a quase um terço do total de consumidores destas lojas (31%), atrás apenas do público da classe B (52%). Os fatores determinantes para a escolha da loja pelos clientes são a localização (57%), seguido pelo preço dos produtos (48%) e a variedade (38%).

 

O público masculino é predominante (63%) nas lojas, enquanto as mulheres ainda são minoria (37%), embora elas estejam mais presentes no departamento de acabamento. Há basicamente dois perfis de cliente: o técnico, que não costuma gostar de ser atendido por vendedores, mas sim por representantes e busca contato mais próximo com as lojas; e o doméstico, que prefere ser atendido por vendedores, gosta de tirar dúvidas e pesquisar a relação custo-benefício, por exemplo.

 

Como atrair mais consumidores

 

Com a classe C ganhando força e tendo maior poder aquisitivo, um novo modelo de negócio surge para o segmento de casa e construção: os atacarejos, um misto de loja de atacado com varejo, que atende pessoas físicas e também jurídicas – e quanto mais produtos iguais forem comprados, maior é o potencial de desconto, um fator bastante atrativo para a classe C. O grupo Adeo, que trouxe para o Brasil marcas como a Leroy Merlin, lançou recentemente o atacarejo Obramax no Rio de Janeiro, reforçando essa tendência de mercado.

 

Outra aposta para empresas de casa e construção é oferecer produtos com a pegada do do it yourself, ou “faça você mesmo” – são peças que podem ser adquiridas separadamente e, por serem mais fáceis de montar e construir, saem mais baratas para o consumidor e dispensam a contratação de um profissional para o serviço. Vale também sugerir dicas de decoração para os consumidores, como faz a Dunn Mobile, especializada na fabricação de móveis de alumínio e fibra sintética: além de oferecer produtos de qualidade, disponibilizou funcionários para dar dicas de como os clientes poderiam combinar produtos para decorar suas casas.

O investimento em tecnologia também é um diferencial estratégico, como fez a Mobly, loja online de móveis e artigos de decoração fundada em 2011 pelos empreendedores Victor Noda, Mário Fernandes e Marcelo Marques. O aplicativo da loja utiliza ferramenta de realidade aumentada que projeta itens em 3D para qualquer cômodo. A inovação atraiu investidores e a empresa já recebeu mais de R$ 80 milhões em investimentos. Com o uso de tecnologia e dados dos consumidores, a Mobly consegue identificar o que os clientes desejam, lançando produtos mais acessíveis.

 

Aos empreendedores do setor de Casa & Construção interessados em conhecer mais o potencial da classe C, o SIS/Sebrae recomenda algumas ações:

 

  • Confira alguns conteúdos que podem ajudar a criar estratégias específicas para esse público, como estes: Design como potencial competitivo; Logística no setor moveleiro e Do it Yourself, Faça Você Mesmo;
  • Participe de eventos do setor e esteja sempre atento a tudo que acontece no seu mercado de atuação. Confira a agenda de eventos do SIS SC;
  • Conte com o apoio do Sebrae/SC para traçar estratégias para o seu negócio. Entre em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou na unidade mais próxima.

 

 

Por Fabiana Henrique

Imagens: Divulgação

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