Últimas

www.
Home / Notícias / Arquitetura / Como usar os painéis ripados para dar transformar ambientes, por Figa Arquitetura
Como usar os painéis ripados para dar transformar ambientes, por Figa Arquitetura

Como usar os painéis ripados para dar transformar ambientes, por Figa Arquitetura

Arquiteta Roberta Ioverlino Giglio aborda a versatilidade do elemento orgânico de marcenaria e explica como e onde utilizar

Na sala de jantar assinada por Roberta Iervolino, uma mescla entre os painéis de madeira e o ripado vertical, que camufla portas e gavetas do buffet

Se você busca uma solução de décor que leve mais estilo ao ambiente sem a necessidade de realizar grandes obras, a resposta pode estar nos painéis ripados, técnica de marcenaria que, como o nome diz, consiste na aplicação de ripas de madeira em uma superfície, criando efeito versátil e prático, com um acabamento impecável e capaz de mudar a aparência do projeto em pouco tempo.  

Adepta da técnica nos projetos, a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, à frente do escritório Figa Arquitetura, aprecia os painéis ripados pelo seu acabamento impecável e costuma utilizá-los para as funções mais diversas. “Seja para criar um efeito de divisória entre ambientes, escondendo alguma porta ou móvel, ou simplesmente para levar ao décor um traço de elemento 3D, o resultado do ripado é sempre surpreendente e costuma agradar todos os seus clientes”, afirma.

Para promover a separação entre a sala de TV e à adega, o ambiente recebeu um painel vazado com ripas horizontais, funcionando como um biombo e promovendo uma visão parcial entre os ambientes

Um dos maiores diferenciais dos painéis ripados é a sua multifuncionalidade. Segundo Roberta, eles são capazes de transitar pelos mais diversos estilos de decoração – desde o clássico até o contemporâneo – agregando à marcenaria um aspecto eficaz e delicado. Porém, sua singularidade vai muito além das funções estéticas. “Os ripados são muito indicados quando é preciso ventilar a parte interna de um móvel ou eletrodoméstico, como frigobar, por exemplo. São perfeitos para adegas”, sugere.

Outra possibilidade é empregar na parte detrás de racks que recebe eletroeletrônicos do home theater. Com uma ventoinha acoplada, contribui para que não aconteça danos com o super aquecimento dos equipamentos de áudio e vídeo. “A solução também é eficaz para aparelhos que se conectam por meio de raios infravermelhos, já que os vãos permitem a conectividade, dispensando a abertura do móvel”, explica.

O painel da TV, produzido com ripas verticais de Carvalho Americano, agregou textura à parede, além de camuflar a porta de correr

Tendência no décor, Roberta acredita que, pelo fato de se tratar de marcenaria, dificilmente os painéis ripados sairão de moda, pois consagraram-se como soluções atemporais para salas, cozinhas e quartos. Por meio do uso da madeira, principalmente em tonalidades leves, os ambientes ainda podem tirar proveito das sensações de conforto e aconchego.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Alicates: saiba como aumentar a vida útil da ferramenta

————————————————————————————————————————————————————

Ademais, a durabilidade da matéria-prima não demanda manutenção – com exceção da higienização, indispensável para qualquer tipo revestimento. Para tanto, a limpeza deve ser realizada de forma leve, porém constante.

Na cabeceira da cama do dormitório de casal, Roberta investiu no ripado vertical que chama a atenção pela delicadeza de seus 1x1cm, propiciando textura sutil para o painel composto por folhas de madeira Freijó

Atualmente, existem diversos modelos de painéis ripados: desde o mais estreito ao mais largo, com ripas preenchidas ou vazadas, além da perspectiva de serem colocados de diversas formas, cor natural ou com pintura.

Os ripados podem ser executados por marceneiros que realizam o projeto sob medida e segundo as especificidades do local. Entretanto, o mercado igualmente dispõe de formatos prontos, que podem ser adaptados. “Sem dúvidas, a realização com um profissional especializado nos permite o resultado de acordo como esperamos”, finaliza Roberta.

À esquerda, Roberta seguiu com o tom uniforme do Carvalho Americano, deixando as diferenças por conta das texturas da marcenaria realizada no painel e rack da sala de estar. Na churrasqueira, à direita, o painel de ripas largas no mesmo tom conta com suaves bunhas que demarcam onde termina uma ripa e começa a outra

Sobre a FIGA Arquitetura 

Sob o comando da arquiteta Roberta Iervolino Giglio, com mais de 10 anos de experiência no segmento, o escritório recebeu o nome de Figa Arquitetura, palavra que representa um amuleto, um talismã de sorte e proteção, assim como acreditamos que o ambiente deve ser! Para assinar o portfólio eclético com dezenas de projetos residenciais e comerciais, Roberta conta com uma equipe multidisciplinar, responsável pelos vários serviços oferecidos, da escolha do terreno ou da avaliação do imóvel, passando pelo desenvolvimento minucioso do projeto, acompanhamento da obra até chegar na decoração.

Materiais naturais, recursos inusitados e muita brasilidade são alguns dos ingredientes encontrados nos trabalhos dentro e fora de São Paulo. Roberta e sua equipe ainda trazem na bagagem experiência com alta marcenaria, feita sob medida e cheia de refinamento, resultando em ambientes completamente autorais e únicos. Tamanho equilíbrio resulta numa arquitetura contemporânea e atemporal, que está sempre atual.

(11) 2371-8135

www.figaarquitetura.com.br

@figaarquitetura

 

 

 

Por Diego Rogério

Imagens: Thiago Travesso / Fernanda Gheton

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top