Últimas

www.
Home / Artigo / COMO SUPERAR A CRISE: CAPACITAÇÃO E NETWORKING
COMO SUPERAR A CRISE: CAPACITAÇÃO E NETWORKING

COMO SUPERAR A CRISE: CAPACITAÇÃO E NETWORKING

Como superar a crise? Muitos brasileiros buscam soluções para a situação econômica, veja 5 formas de dar volta por cima

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de agosto de 2017, já são mais 13 milhões de desempregados no Brasil. O número começou a crescer desenfreadamente desde 2016 e de lá pra cá, muitos brasileiros tiveram sonhos transformados em pesadelos.

Como superar a crise? O jeito é usar a criatividade, conhecer bem seu negócio ou carreira e investir em qualificação profissional.
E, o melhor de tudo, existe uma forma de conseguir essas 4 coisas ao mesmo tempo e ainda elevar seu moral. Confira essa dica especial de como superar a crise no final deste texto.

ESPANTE A CRISE PARA BEM LONGE

PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Esta dica é útil tanto para quem busca recolocação no mercado de trabalho, quanto para empreendedores, profissionais liberais e donos de pequenos negócios afetados pela crise.

Muitas pessoas nesta situação ficam emocionalmente abaladas pela queda no estilo de vida e por não poderem mais fazer coisas que antes lhe davam prazer. É preciso evitar essa depressão e não usar este estado emocional como desculpa para se afundar ainda mais, gastando além do que deveria.

Se tiver uma reserva, preserve-a ou invista em algo que realmente valha a pena. Para isso, não é preciso ser um expert em finanças, basta responder 4 perguntas:
Quanto eu ganho, atualmente?
Quanto eu gasto?
O que posso cortar do orçamento?
O que posso fazer para aumentar minha renda?

Uma dica é usar aplicativos de finanças pessoais, como o Guia do Bolso .

INVISTA EM VOCÊ
A resistência em buscar mais qualificação profissional se torna um dilema para quem está desempregado ou com o negócio afundando, afinal, falta dinheiro. Mas investir em cursos de qualificação é primordial para a carreira ou para o negócio decolar.
Contratar um consultor é uma dica ótima para empreendedores conhecerem os pontos fortes e fracos do próprio negócio, e mesmo para fazer uma autoavaliação profissional , com auxílio de um coaching.

Para profissionais no mercado de trabalho, aprender um novo idioma é uma das saídas mais rápidas para conquistar uma promoção ou colocação com salário mais alto.

Se você se pergunta porque aprender inglês , saiba que o salário de quem fala inglês fluente é 61% mais alto de quem não fala o idioma.

SEJA CRIATIVO COM O DINHEIRO DE SUA RESCISÃO TRABALHISTA
Foi o caso do jornalista Lham, de 28 anos. Desempregado, ele investiu o dinheiro da rescisão trabalhista em uma empresa que faz sorvete usando uma técnica tailandesa, iguaria que virou moda no Rio . O gelado é feito numa chapa fria. A aposta foi feita com mais dois sócios e tem gerado frutos.

MELHORE O SEU NETWORKING
Quando se fala em networking, as pessoas logo pensam em melhorar seu perfil no LinkedIn. Sim, isso é importante, mas não se esqueça que boas ofertas de trabalho surgem de indicações profissionais pessoais.
Isso significa que ter gente por perto, que entende e se identifica com o seu negócio ou carreira abre horizontes e aponta caminhos.

Portanto, se recebeu convite para a festa da empresa, aniversário de colega de trabalho ou um simples chamado para tomar um cafezinho, vá! Empregos e oportunidades podem bater à porta desse jeito. Invista em pessoas para construir uma rede de relacionamentos sólida.

FAÇA UM CURSO INTENSIVO DE IDIOMA NO EXTERIOR
Parece contraditório, mas se você investir sua economia, ou o dinheiro de sua rescisão, ou ainda, se estiver empregado, tirar férias de um mês para fazer um curso intensivo no exterior, pode ser uma saída para a crise que atende aos 4 conselhos anteriores:
Você espanta a depressão e se planeja financeiramente para a viagem
Investe em você mesmo.
Usa o dinheiro da rescisão (se for seu caso) de forma criativa.
Faz networking com outros estudantes brasileiros e até internacionais.

Confira o depoimento de Erika Valdissera , que experimentou a ideia e se deu muito bem:
“Trabalho em uma empresa britânica, onde o inglês é fundamental e fui incentivada pelo meu gestor a fazer um intercâmbio nas férias para melhorar o nível de inglês. O resultado foi o melhor possível, não esperava tanto de um intercâmbio de apenas 30 dias”.

E você, o que está esperando para aprontar as malas e fazer um curso de inglês business no exterior.

 

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top