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Como se diferenciar no mercado de móveis planejados

Como se diferenciar no mercado de móveis planejados

Relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae auxilia micro e pequenos empresários que querem se tornar competitivos neste setor

O Brasil é o quinto maior produtor de móveis do mundo. Em comparação a outros mercados, o setor de planejados foi o que menos sofreu com os abalos da crise econômica. Enquanto em 2014 o volume de peças desse mercado representava 8% do total, em 2016 equivalia a 9,5%. O que pode ajudar a explicar esta expansão é o fato de que móveis planejados têm um valor agregado maior aos clientes, o que impacta menos na redução de demanda.

Mas os empreendedores que atuam neste segmento precisam compreender os desafios e traçar estratégias capazes de superá-los. É o que o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae apresenta no relatório  disponibilizado gratuitamente a pequenas empresas do setor de móveis planejados. Do total produzido pelo mercado nacional, 67,7% são móveis para uso residencial, 13,7% para escritórios e 11,8% para outros fins (escolar, hospitalar etc.). Com relação ao uso de matérias primas, a madeira é predominante (85,3%) na indústria – o metal é usado em 8,3% das unidades.

Um dos desafios é vencer a dependência do mercado interno, que vem sofrendo grandes variações de demanda em função de crises econômicas. Outro ponto chave é a necessidade de uma gestão profissional nas empresas, muitas delas familiares que precisam adotar ferramentas modernas e contar com equipes estruturadas para crescer.

Modelo de negócio

Empreendedores deste segmento costumam optar por um destes modelos de negócio: fábrica com loja própria ou marcenaria. Conheça algumas diferenças entre as opções:

As fábricas com lojas próprias trabalham com módulos pré-definidos (modulados) para otimizar os processos de produção; costumam oferecer número limitado de cores, acabamentos e acessórios (por questões de competitividade); possuem estrutura mais complexa, com linha de produção, projetistas e ponto de venda; geralmente criam ambientes (showrooms) para apresentação dos produtos; e precisam oferecer serviço eficiente de pós-venda, oferecendo tempo de garantia dos produtos aos compradores;

As marcenarias, por sua vez, são mais flexíveis na produção, porque costumam trabalhar sob medida e conseguem utilizar qualquer cor, acabamento ou acessório disponível em revendas; não costumam trabalhar com grande estoque de materiais e peças e possuem estrutura mais enxuta; por outro lado, não oferecem muita negociação nos pagamentos dos clientes e costumam oferecer garantias menores e, geralmente, não possuem uma área de pós-venda bem estruturada.

Cases inovadores

Mas nada impede os empreendedores de pensar em novos modelos de negócio, um diferencial importante para se destacar no mercado de móveis planejados. É o que fez por exemplo a plataforma NaCasa, criada com o objetivo de proporcionar um canal de vendas de e-commerce para várias empresas da cadeia produtiva, principalmente as pequenas e médias. A empresa nasceu como startup e contou com o apoio do Sebrae para aprimorar o desenvolvimento e operação do negócio. Na plataforma, o consumidor escolhe o produto disponível e, automaticamente, o lojista mais próximo é notificado para emitir o pedido ao fabricante do móvel.

A  Crush Design, de Tubarão (SC), inovou ao oferecer móveis desenvolvidos por eles ou por outros designers, com a possibilidade de comprar o produto pronto ou apenas baixar (a um custo baixo) o projeto em formato digital para pequenos fabricantes que possuem máquinas CNC. Assim, seu público pode ser tanto o consumidor final quanto outras fábricas que buscam móveis com design diferenciado.

Para os empreendedores interessados em buscar diferenciação dos produtos, o SIS-Sebrae recomenda:

  • Monitore as redes sociais e trace estratégias digitais para se manter bem posicionado nelas. Mais de 60% dos consumidores de móveis realizam pesquisas na internet antes de efetuar suas compras.
  • O setor de móveis planejados tem grande relação com o setor de construção civil, portanto, avalie a criação de parcerias com empresas desse ramo, como construtoras, por exemplo, para realizar ambientes decorados ou outras situações que possam beneficiar ambos os negócios
  • Confira outros materiais produzidos pelo Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae sobre design como diferencial competitivo, gestão familiar, mercado de pets, cocriação para empresas e consumidores, entre outros.

 

Cadastre-se no SIS/SEBRAE para receber mensalmente relatórios e boletins de inteligência que o ajudarão na orientação do seu negócio.

 

 

 

Por Fabiana Henrique

Imagem: Ilustação

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