Últimas

www.
Home / decoração / Coleção Nômade traduz o conceito outside-inside de se viver bem
Coleção Nômade traduz o conceito outside-inside de se viver bem

Coleção Nômade traduz o conceito outside-inside de se viver bem

Oito novos padrões de painéis revestidos da Berneck combinam quatro fortes tendências do comportamento humano contemporâneo

Jomo Fomo, Biofilia, Wanderlust e Microsculpture. Você sabe o significado dessas expressões e o que elas têm em comum? Junto com o Tropicalismo, a Antropofagia e o Modernismo brasileiro, essas quatro tendências mundiais do comportamento humano foram pesquisadas e combinadas entre si para inspirar coleção conceito de painéis revestidos da Berneck. Batizada de “Nômade”, para sintetizar a mobilidade, a ação e a inquietude da sociedade contemporânea, a nova coleção é uma das grandes novidades da Expo Revestir 2020. “Nossa nova coleção reúne os conceitos mais modernos de se viver bem, tanto em casa como no trabalho, pois trazemos a natureza para dentro desses ambientes. É o outsideinside”, destaca Graça Berneck Gnoatto, diretora Comercial e de Marketing da Berneck.

São oito novos padrões de MDF, MDP e HDF com melaminas BP que unem cores naturais, madeiras nobres brasileiras, reprodução de pedras, tecidos e outros materiais, tudo com o objetivo de trazer a natureza para dentro das salas, quartos, cozinhas, banheiros, restaurantes, lojas e escritórios. É a biofilia colocada em prática. Termo cunhado nos anos 1980 pelo biólogo norte-americano Edward Wilson, a biofilia consiste em conectar espaços de convivência à natureza e criar ambientes de vida mais calmos e promotores de bem-estar. Afinal, o homem moderno passa 90% do seu tempo em ambientes fechados, muitas vezes desconectados da essência da sua natureza.

A proposta criativa da nova coleção da Berneck foi ratificada no início deste ano naImmCologne, realizada em Colônia (Alemanha), que mostrou que as cores neutras, terrosas e millennialpink permanecem em alta, com nuances de amarelo, azul e verde, e que as fronteiras entre interior e exterior estão cada vez mais fluídas e tênues.

A coleção Nômade levou dois anos para ser criada e desenvolvida. “Esse período trouxe uma grande mudança na maneira como as habitações estão sendo projetadas, especialmente nos centros urbanos. De um lugar para dormir, comer e tomar banho, nosso espaço pessoal tornou-se, mais uma vez, no lugar mais significativo de nossas vidas”, detalha Andrea Colin Correa, supervisora de Produtos da Berneck. “A importância de criar um ‘santuário doméstico’, para se desconectar das atividades diárias e equilibrar o senso de bem-estar, continua influenciando a maneira como nos sentimos em relação às nossas casas”, acrescenta.

É por isso que a coleção Nômade apresenta os padrões: Cacau, Denim, Griseo, Terrazza, Volakas, Mostrato, Solanum e Verti, que se combinam perfeitamente entre si. Quatro deles com o novo acabamento Micro, uma evolução do acabamento texturizado, que oferece toque e visual mais agradáveis, aliados a fácil limpeza.

Um dos lançamentos é o padrão Terrazza, um ícone do passado em perfeita sintonia com o futuro. Seu novo desenho amplia as possibilidades de personalização, ao trazer a proposta do granilite para a marcenaria de móveis e o revestimento de paredes e tetos.

Outra novidade é o padrão Denim, um azul clássico, assim como o jeans, usado no dia-a-dia. Aplicado no móvel, esse padrão é muito neutro por trazer um fundo acinzentado para o azul.

A “grande oca” da Expo Revestir

Para apresentar a nova coleção Nômade na Expo Revestir 2020, a Berneck montou uma “grande oca”, toda construída em Pinus (madeira de cultivo florestal que é a base da produção industrial da marca), com um núcleo de essência bem no meio do estande, de onde nasce uma árvore frutífera. “Com formas arredondas e orgânicas, nossa proposta é propiciar ao visitante uma experiência nômade, de caminhada e novas descobertas, dentro dos nossos cem metros quadrados. Além de oferecer uma experiência diferente dentro da Revestir, nossa ‘oca’ é totalmente instagramável, pois o mundo moderno é digital”, explica Andrea Correa.

Para trazer concretude às possíveis aplicações das tendências comportamentais que inspiraram a coleção Nômade no mobiliário contemporâneo e nos projetos de interiores, a Berneck convidou oito arquitetos e designer de interiores de diferentes regiões brasileiras para criar um moodboardpara cada padrão,que representa a diversidade e atualidade da nova coleção.

Larissa Gnoatto, Claudia Albertini, Elis Garcez, Bruno Costa de Oliveira, Lidia Baratella, Anna Karolinna Venturi, Daniela Leão e Deborah Pinheiro formam o time de oito arquitetos que assinam o painel que decora a “grande oca” da Berneck, um dos destaques da Revestir em termos de inovação.

A arquiteta Anna Karolinna Venturi afirma que a Expo Revestir 2020 foi uma oportunidade de demonstrar seu processo criativo, visão e estilo. De Porto Alegre (RS), a designer de interiores Elis Garcez destaca que “a Berneck me oportunizou trabalhar com alguns dos seus mais importantes acabamentos, resultando em um excelente trabalho”.

“Esse cenário, junto com os avanços tecnológicos e a urbanização, gera muitos desafios e oportunidades. Com isso, cresce a importância dos painéis de madeira revestidos para estimular diferentes sensações nos móveis e no design de interiores”, ressalta Graça Berneck Gnoatto.

Sobre a Berneck:

A BERNECK® é uma empresa 100% brasileira e 100% familiar, com quase 70 anos de história. Especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de madeira serrada de Pinus, possui plantas industriais com altíssima capacidade de produção e tecnologia de ponta no Paraná e Santa Catarina. Todos os seus produtos são provenientes de florestas plantadas e são destinados à indústria de móveis, arquitetura e design de interiores, construção civil, eletrônica e embalagens, entre outras.Desde a sua fundação, em 1952, a empresa existe para oferecer ao mundo soluções inteligentes para a produção e uso sustentáveis da madeira.Do cultivo de sementes ao processo industrial, produzimos produtos de qualidade, prestando serviço de excelência para prover conforto e bem-estar em casa e no trabalho, beleza e durabilidade no Brasil e no mundo. Todos os seus 2.700 colaboradores atuam com atenção aos detalhes, foco na qualidade, controle de custos e dedicação ao trabalho. Por isso, a BERNECK® está entre asmais importantes fabricantes de painéis e madeira serrada do Mundo.

 

 

 

 

Por Carolina Generoso Kovaleski

Imagem: Divulgação

 

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top