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Cinco passos para a escolha de fornecedores estratégicos

Cinco passos para a escolha de fornecedores estratégicos

*Por Agustín Durán

Atualmente, é de extrema importância elaborar planos de negócios juntamente com os fornecedores, uma vez que esse tipo de iniciativa garante vantagens competitivas em relação ao mercado. Apesar disso, não é possível trabalhar com todos os fornecedores nesse modelo. Por isso, é ideal que a empresa defina quais devem se tornar seus parceiros estratégicos.

Existem alguns passos que podem ser tomados para estipular quais são os mais indicados, de acordo com o perfil de cada negócio.

  1. Perceba a necessidade e o valor agregado

Os fornecedores estratégicos geralmente são aqueles que impactam o negócio diretamente, seja pelo risco de abastecimento ou pelo impacto financeiro gerado. Quando a dependência é grande, é necessário estreitar as parcerias e promover um relacionamento de caráter colaborativo, ou fomentar iniciativas internas que consigam reduzir a criticidade desse cenário de risco.

  1. Defina a importância

É importante mensurar a relevância de cada um na cadeia de suprimentos, por meio da análise das categorias de compras e da definição do tipo de relacionamento. Assim é possível estruturar um planejamento de acordo com a atuação do parceiro e garantindo, menores preços, melhores prazos de entrega e de pagamento, maior qualidade, garantias, etc.

  1. Evite problemas

Ao analisar os fornecedores, é importante levantar dados relacionados com a saúde financeira da empresa e também o nível de dependência com o contrato de trabalho. Os que possuem histórico de problemas ou alguma tendência de riscos nesses aspectos, devem ser abordados de maneiras diferentes, para evitar possíveis falhas de abastecimento.

  1. Homologação e controle

Um dos maiores desafios é a implementação de processos colaborativos de homologação entre diferentes setores da empresa, sem desencadear diversos problemas na rotina corporativa. Para isso, é necessária a definição de exigências e requisitos, como certificados técnicos, licenças sanitárias, e relatórios financeiros. Dessa forma, é possível dar fluidez aos procedimentos sem que tragam impactos na rotina dos colaboradores.

  1. Consultoria terceirizada

Muitas empresas recorrem a ajuda externa para potencializar todas as etapas do processo e garantir operações mais assertivas. A participação de uma consultoria que seja capaz de ajudar tanto na definição de estratégias quanto na implantação do processo aumentará significativamente as chances de sucesso, garantindo a sustentabilidade do negócio sem a perda de foco no negócio.

* Agustín Durán é sócio-diretor da Nimbi, empresa especializada em tecnologia para gestão da cadeia de suprimentos. http://www.nimbi.com.br

Por Priscila Gomes – NB Press

Imagem: E-Commerce News

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