Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Checklist: como conseguir lucratividade e crescimento nos negócios?
Checklist: como conseguir lucratividade e crescimento nos negócios?

Checklist: como conseguir lucratividade e crescimento nos negócios?

Veja dicas para implementar nos negócios ao longo do ano

Um objetivo comum entre os gestores de empresas é a busca pela lucratividade e pelo crescimento. No mundo dos negócios, crescer é ter processos eficientes e inovar. Independente do mercado em que se atua, é preciso ter atenção em alguns pontos e garantir que processos essenciais ocorram da melhor maneira possível. Uma das principais razões que levam as empresas a fecharem as portas é o dimensionamento financeiro inadequado, segundo o Sebrae.

Para os empreendedores que querem se destacar, é preciso buscar inovações constantes que se diferenciam dos concorrentes. “O mais importante é elaborar uma estratégia de crescimento para a empresa, que busque inovar e entregar o melhor produto para o cliente”, explica Jonatan da Costa, CEO da Área Central, empresa especialista em tecnologia para gestão de centrais de negócios. Confira dicas do Jonatan para obter lucratividade e crescimento nos negócios.

Faça um planejamento financeiro

É preciso avaliar o cenário atual do segmento em que a empresa está inserida e quais são os possíveis desafios a serem enfrentados. Também é necessário definir os objetivos a curto, médio e longo prazo. “Um bom início é pensar em quanto tempo o empreendedor quer atingir as metas de crescimento. Além disso, é essencial ter um fluxo de caixa organizado, mantendo controle sobre todas as movimentações financeiras da empresa, e construir um fundo de emergência que pode ser utilizado para situações de crise no mercado ou imprevistos financeiros”, comenta Jonatan.

Tenha uma boa gestão de fornecedores

Em relação aos fornecedores, segundo o especialista, alguns aspectos precisam ser avaliados: se o fornecedor realiza um bom atendimento, com flexibilidade de pagamento e boas negociações; se a empresa tem agilidade na entrega dos pedidos; se os produtos fornecidos possuem um bom custo-benefício; e se o fornecedor conta com experiência no mercado.

Conte com processos de controle

Processos bem executados fazem a diferença para o crescimento saudável e estruturado da empresa. É necessário manter o controle das compras e acordos comerciais efetuados, fazer uma boa gestão do estoque e ter controle do volume de vendas.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Estímulo 2020 amplia crédito com propósito para mais 474 atividades econômicas afetadas pela Covid-19

————————————————————————————————————————————————————

Aplique estratégias de venda eficientes

Para Jonatan, é necessário definir a precificação correta dos produtos, e neste processo, considerar todas as despesas regulares identificadas no fluxo de caixa e a margem de lucro desejada. Podem ser aliadas na hora da venda: estratégias de Trade Marketing, como ações de experimentação e recursos de merchandising;promoções com produtos que têm baixo giro; identificar quais são os produtos que mais vendem e certificar-se que eles estão bem expostos na área de vendas; investir na fidelização de clientes para garantir a recorrência.

Analise seus resultados constantemente

Para facilitar o processo de análise dos resultados, centralizar suas informações é a dica mais importante. “O gestor ou empresário pode contar com ferramentas para gerar relatórios de forma mais eficiente, comparar os resultados com as metas estabelecidas e entender se é preciso mudar alguma estratégia”, recomenda Jonatan. Realizar pesquisa de mercado e entender os resultados médios de empresas concorrentes pode fornecer uma boa base para comparação.

Utilize a tecnologia ao seu favor

A tecnologia é uma aliada essencial para o crescimento estruturado e sustentável do negócio. Utilizar ferramentas de emissão de notas fiscais eletrônicas pode otimizar processos comerciais; contar com um sistema de gestão contribui com diversas áreas do negócio, como financeiro, compras, vendas e comunicação; e digitalizar as informações do negócio permite que a análise dos dados seja mais precisa e eficiente, gerando insights valiosos para a gestão.

 

 

 

Por Júlia Mallmann

Imagem: Ilustração

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top