Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Barra dos Coqueiros terá pórtico ecológico com sistema de construção sustentável em madeira
Barra dos Coqueiros terá pórtico ecológico com sistema de construção sustentável em madeira

Barra dos Coqueiros terá pórtico ecológico com sistema de construção sustentável em madeira

Com 30 m³ de madeira e formato de ondas, pórtico compõe projeto de reurbanização da entrada da cidade; método inovador alia proteção do meio ambiente à beleza e à praticidade

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros (SE) está na fase final da construção de um pórtico ecológico que será referência em sustentabilidade. Localizada na entrada da cidade, sobre a rodovia SE-100, a obra está em fase final e utiliza um método construtivo inovador, que alia proteção do meio ambiente à beleza e praticidade do projeto arquitetônico-urbanístico.

O Pórtico Ecológico Ondas da Barra, próximo à ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, tem 9,3 m de altura, 6 m de largura e 24 m de comprimento. Um dos destaques da obra, que deverá chamar a atenção de pedestres e motoristas, é o fato de ela ter uma estrutura em formato de ondas, totalmente de madeira roliça – foram usados cerca de 30 m³ do material.

A construção usou o Sistema Construtivo Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor, parceria entre a Montana Química e a Plantar Empreendimentos e Produtos Florestais. O método de construção é sustentável de ponta a ponta, da preparação das mudas das árvores para o plantio, passando pelo tratamento industrial com CCA – Osmose K33 C, até o acabamento final, que é realizado com o produto Osmocolor Stain Preservativo UV Deck. Ambos os produtos são da Montana Química, líder em tratamento de madeira no país.

“O pórtico compõe projeto de revitalização da região”, afirma o arquiteto Rodrigo Queiroz Cabral, da equipe técnica Plantar-Montana. “O sistema construtivo é sustentável e prático. A madeira é um produto 100% renovável e demanda baixo consumo de energia na cadeia produtiva em relação a outros materiais, como alumínio, aço e concreto. Os elementos são levados até a obra de forma pré-fabricada e no local é feita apenas a montagem, garantindo menor gasto de tempo, energia e trabalho de limpeza”, afirma o profissional.

“Outra vantagem é que, no Sistema Construtivo Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor, há aproveitamento dos resíduos da madeira. Como as peças são comercializadas com diâmetros e comprimentos constantes, é possível reaproveitar as sobras em elementos arquitetônicos, como floreiras, lixeiras e até luminárias”, diz Cabral.

Pesquisas

O Amaru, fruto de mais de quatro décadas de pesquisas de melhoramento genético e esforços de campo, é uma madeira de eucalipto exclusiva que assegura maior durabilidade e resistência se comparada com outras madeiras de reflorestamento disponíveis no mercado.

É submetido a tratamento sob vácuo-pressão em autoclave, equipamento que recebe o preservativo produzido pela Montana Química, tornando-o imune à ação de insetos (cupins e “brocas”) e fungos causadores de apodrecimento.

Como elemento estrutural, de vedação ou decorativo, o produto é indicado para construção de casas, pergolados, estruturas de telhado, brinquedos para playground, quiosques, cercas, galpões, móveis, entre outros.

Sobre a Plantar Empreendimentos

A Plantar Empreendimentos e Produtos Florestais integra o Grupo Plantar, que iniciou suas atividades em 1967, conquistou credibilidade pela excelência na gestão sustentável de suas empresas e hoje também atua nas áreas de gestão florestal, siderurgia e mudança do clima e sustentabilidade. A Plantar Empreendimentos responde pela produção e comercialização de madeira tratada para utilização em diversos mercados, como o setor rural, setor elétrico e construção civil, tendo como principal produto o material genético denominado AMARU®. De propriedade exclusiva da empresa, AMARU® é o resultado de décadas de pesquisas internas de melhoramento genético de eucaliptos e apresenta como diferenciais alguns requisitos desejáveis para a madeira de uso estrutural, como baixa ocorrência de rachaduras de topo, adequada relação cerne/alburno, boa densidade e baixos índices de fendilhamento, de conicidade e de tortuosidade.

Sobre a Montana Química

A Montana Química construiu a reputação de especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira no mercado graças ao seu principal valor, presente no coração da empresa desde 1953: preservar para o futuro. A multinacional investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, parque industrial e capacitação do seu capital humano para desenvolver produtos e serviços de alta qualidade. A Montana possui duas unidades de negócios: industrial, que abrange a linha de preservação e produtos de alto desempenho para madeira, e varejo, que abrange a linha de acabamentos e complementos.
Por João Vitor Ruvolo
Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top