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Artigo | Novas moradias

Artigo | Novas moradias

Por Bete Marin, especialista em economia prateada, cofundadora do Hype50+, MV Máquina de Vendas Marketing e da plataforma Empreendedoras Maduras.

Envelhecimento da população

A economia prateada (consumo do público maduro) é a terceira maior do mundo, atrás somente dos EUA e da China, superando os US$ 15 trilhões. Olhando sob o prisma dos atentos dos profissionais de negócios, estes números representam um oceano azul de oportunidades.

Considerada com uma das megatendências do século, o envelhecimento populacional pode ser visto como um grande desafio para empresas e instituições.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, entre 2015 e 2050, a população mundial com mais de 60 anos vai saltar de 12% para 22%.

Olhando sob o prisma dos atentos dos profissionais de negócios, estes números representam um oceano azul de oportunidades.

Para visualizar as oportunidades, é preciso se despir dos antigos paradigmas e preconceitos e deixar a mente livre para assimilar o novo perfil do público maduro no Brasil e no mundo. Para aqueles que conseguem desenvolver este novo olhar, fica fácil entender por que a economia prateada (consumo do público maduro) é a terceira maior do mundo, atrás somente dos EUA e da China, superando os US$ 15 trilhões.

Nos EUA, de acordo com o Federal Reserve, 53,2% do patrimônio das famílias dos EUA é controlado pelos baby boomers, pessoas nascidas entre 1946 e 1964.

Uma pesquisa do Hype50+ mostra que 71% dos brasileiros maduros já se consideram digitais e 70% são consumidores da Netflix.

Neste contexto, somado ao fato de as famílias estarem cada vez com menos integrantes – no Brasil, segundo dados do IBGE, temos 4,3 milhões de idosos que vivem sozinhos,– o mercado imobiliário é um dos setores impactados e precisa entender o novo comportamento dos prateados.

Sempre reforço que para a indústria imobiliária é importante mergulhar na diversidade do público maduro e entender seus perfis, comportamento, desejos e necessidades.

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A partir deste conhecimento podemos pensar em moradias para pessoas independentes, dependentes, com família, que vivem sozinhos, homens, mulheres, por faixas etárias e, principalmente, pensar em estilos de vidas.

Atualmente observamos um movimento em direção a troca de seus imóveis grandes por espaços bem localizados, menores, que sejam mais práticos, econômicos e que facilitem as adaptações para proporcionar um ambiente funcional e seguro para uma longevidade com qualidade.

Inclusão, adaptação e comunicação adequada para vender seus imóveis, geram oportunidades no mercado prateado: – quando a indústria imobiliária projeta imóvel para o público jovem – os Millennials -, também pode fazer pequenos ajustes e atender aos prateados. A praticidade, acessibilidade e socialização, uma comunidade com tudo muito próximo, áreas comuns que promovam a conexão entre pessoas são muito importantes a maioria da população, incluindo os 50+. Agora fazer todo este trabalho e não saber se comunicar com este público é risco desnecessário, portanto, a dica é contratar especialistas em marketing que funciona no mercado prateado.

Outra oportunidade para o setor imobiliário é entender que os 50+ também investem em imóveis para alugar e complementar sua renda, tornando-se promissores clientes, tanto como comprador de moradias adaptadas, modernas e tecnológicas, como investidor de imóveis. Até porque, uma das suas principais preocupações na maturidade é não perder a independência física e financeira.

E, finalmente, olhar para os corretores de imóveis e perceber que muitos já atingiram a maturidade e recebem, por vezes, uma aposentadoria, o que lhes permite trabalhar nesta área com mais tranquilidade, aumentando assim sua renda mensal. Fora o aspecto da credibilidade junto ao cliente, por se tratar de um profissional com experiência bem maior do que os iniciantes nesta área.

Da mesma forma, o perfil apresentado pelo corretor nessas condições, permite entender melhor as necessidades dos jovens e da geração prateada e suas respectivas necessidades.

Treinar corretores para que sejam Consultores de Imóveis, com conhecimento em Investimento e Mercado prateado, gera oportunidade para o setor Imobiliário, contribuindo com a qualidade de vida da maturidade em ambas as partes: Cliente e Corretor. Um perfil bem interessante para um profissional que requer experiência, habilidade, disponibilidade e entende melhor o perfil e necessidades da geração prateada.

Os prateados precisam fazer parte, querem inclusão, interagir com a comunidade e aproveitar de toda a facilidade dos grandes centros.

Especialmente a geração de Baby Boommers, que é composta por pessoas que foram protagonistas de muitas mudanças e transformações. Esse público chegou à idade madura cheio de energia, querendo aproveitar das facilidades da vida moderna, preocupando-se sempre com o bem-estar e a saúde. Afinal, eles já quebraram muitos paradigmas durante as suas jornadas e estão aí para mudar todos os segmentos, inclusive o imobiliário.

 

 

Por MV Marketing

Imagem: Divulgação

 

 

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