Últimas

www.
Home / Notícias / Artigos de Opinião / Artigo: 3 motivos para promover Acordos de Livre Comércio
Artigo: 3 motivos para promover Acordos de Livre Comércio

Artigo: 3 motivos para promover Acordos de Livre Comércio

Um crescimento maciço dos acordos de comércio regionais vem ocorrendo desde os anos 90. De acordo com a World Trade Organization (WTO), atualmente mais de 300 estão em vigor. O número inclui acordos bilaterais/locais gigantes como a União Europeia (EU) e o bloco asiático ASEAN. Tais acordos se encontram atualmente em cerca de 40 países. A ratificação em progresso para acordos está com cerca de 30 deles e acordos com outros 20 estão aguardando para ser assinados. Só os EUA atualmente têm acordos com 30 países, reestabelecendo o USMCA em 2020, e inúmeras especulações.

Muito mudou desde o estabelecimento do primeiro Acordo de Livre Comércio (ALC) em 1860. O que costumava ser uma oportunidade para uma significativa redução de taxas de direitos, e consequentemente uma posição mais competitiva em determinada região, tornou-se uma ferramenta de acesso rápido ao mercado e controle de uma relação de troca. Contudo, se a importância da redução de impostos tem sido marginalizada, por quais motivos um movimento tão forte para promover ALCs em todo o mundo ainda persiste?

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Digitalização chega ao setor de arquitetura e decoração

————————————————————————————————————————————————————

Redução da burocracia

Acordos de troca não dizem respeito apenas a taxas de direitos. A facilitação e colaboração são tão importantes quanto, senão mais. Isso significa que parceiros de troca realizam esforços para reduzir a papelada nas rotas comerciais, priorizando remessas de entrada, colaborando com o intercâmbio de dados e simplificação de procedimentos.

O modelo da União Europeia

A União Europeia levou os ALCs a um passo adiante, permitindo que bens circulem livremente entre seus países com uma tarifa comum para o resto do mundo. Partindo desse princípio, os acordos administrativos e financeiros não permanecem limitados a taxas de direito e documentos de importação. Em um escopo amplo – abolindo subsídios de exportação – a transparência com o cálculo do valor adicionado, as cooperações investigativas e outros fatores participam do pacote e simplificam o uso e a verificação das reivindicações de tais acordos.

Afrouxamento das Regras de Origem

O bloco Pan-Euro-Mediterrâneo está afrouxando suas Regras de Origem – efeito provável em 2021. Tais regras apresentam os requisitos que devem ser atendidos para beneficiar as normas dos ALCs como, por exemplo, a qualificação para tratamento preferencial. Isso permitirá que mais produtos se qualifiquem, dando aos países em desenvolvimento mais oportunidades de enquadrar suas exportações no tratamento preferencial.

* Artigo Elaborado por Anne van de Heetkamp é Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos GTC da Descartes

Sobre o Grupo Descartes Systems

Líder global no fornecimento de soluções sob demanda de software como serviço, focadas na melhoria da produtividade, desempenho e segurança de negócios de logística intensiva. Os clientes usam nossas soluções modulares de software como serviço para rotear, agendar, rastrear e medir os recursos de entrega; planejar, alocar e executar remessas; avaliar, auditar e pagar faturas de transporte; acessar dados comerciais globais; arquivar documentos aduaneiros e de segurança para importação e exportação; e concluir vários outros processos de logística participando da maior comunidade de logística multimodal colaborativa do mundo. A sede fica em Waterloo, Ontário, Canadá e temos escritórios e parceiros em todo o mundo. Saiba mais em http://www.descartes.com/pt-br/home-pt-br ou LATAM: http://www.datamynelatam.com/

 

 

 

 

Por Michel A. Gildin Acherboim

Imagem: Ilustração

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top