Últimas

www.
Home / Notícias / Arquitetura / Arauco é protagonista com MDF em ambientes da Mostra Sul Blumenau
Arauco é protagonista com MDF em ambientes da Mostra Sul Blumenau

Arauco é protagonista com MDF em ambientes da Mostra Sul Blumenau

Entre 26 de outubro e 9 de dezembro, segunda maior produtora de painéis de madeira do mundo será protagonista em espaços diversos

A Arauco é uma das principais atrações do evento de decoração, arquitetura e paisagismo Mostra Sul, que ocorrerá em Blumenau (SC) entre 26 de outubro e 9 de dezembro. Como cenário, as peças e ambientes patrocinados pela marca terão um castelinho que pertenceu à família Hering, no histórico bairro Bom Retiro.

Dos 42 ambientes distribuídos pelos 740m² de área, mais de 15 contarão com MDF da Arauco, com padrões como Ébano, Grafito e Lino Piombo, entre outros. O Lino Piombo, inclusive, traz em sua essência tecidos usados nas peças de alfaiataria, de trama rica e com delicadas intersecções de linhas regulares. Já o Ébano tem um acabamento onde o brilho fica menos evidente e, assim, traz uma sensação visual mais sofisticada.

“No caso do Living Gourmet, que utiliza as peças da Arauco Argila Chess e Ébano Chess, o ambiente foi pensado para uso diário, mas também para recepcionar amigos em um espaço gourmet, aconchegante e multifuncional”, conta Ednei José Salzi, da Vivacità Interiores, que usou MDF no painel de TV, cortineiro, rodapés e caixilho, entre outros.

Conheça os ambientes da Arauco na Mostra Sul Blumenau:

STUDIO DO POETA

Com 20m², o espaço da Gouveia & Bertoldi optou pelo uso do Golden e do Nimbus em painéis, pranchas e na escrivaninha retrô. Trata-se de um espaço com tons de dourado, bege e preto, com inspiração no poeta catarinense Lindolff Bell. “Optamos por um projeto de linhas retas que preza o conforto e a sofisticação, com leves toques retrô”, detalha Marcelo Gouveia.

LIVING URBANO

Ébano e Grafito dão o tom deste ambiente, também assinado pela Gouveia & Bertoldi. Os padrões foram utilizados no balcão do bar, estante e no painel para automação. “O Living Urbano, como diz o nome, é um ambiente despojado e contemporâneo, ideal para receber amigos e organizar festas”, conta Marcelo Gouveia. “Em um espaço de 36m², prezamos pela valorização das formas e pela arte”.

LIVING GOURMET

Com os padrões Ébano e Argila, a Vivacità Interiores apostou em uma nova tendência: a linha “new optics”, que consiste em uma cozinha que se camufla, com geladeira oculta por uma porta escamoteável. “A bancada oculta, feita com padrões Arauco, também esconde acessórios diversos, a fim de priorizar o minimalismo”, enaltece Thaisa Barros de Souza. “A cozinha passa por despercebida aos olhos, fazendo-se integrar um living em um espaço com predominância de preto, marrom e bege”.

STUDIO PET

Inovar o conceito de animais dentro de casa, permitindo a eles tem um espaço próprio na residência. Essa é a premissa do Studio Pet, assinado pela Wiese Interiores. Com uma cartela de tonalidades nas cores cinza, verde e marrom, os padrões Arauco aplicados aqui – Lino Piombo e Grafito – criam uma harmonia perfeita com a ambientação quase bucólica. “Buscamos inovação e praticidade no olhar para o pet”, conta Daiany Wiese.

QUARTO DA MENINA

Um espaço pequeno e singelo. Com 12m², o Quarto da Menina apostou nos padrões Noce Naturale e Fabric nos armários, bancada de estudo e na cama, cujo formato remete a uma casa. “A moldura dos espelhos também contou com o trabalho da Arauco, com tons neutros em um projeto cujo objetivo é transportar a criança para um universo lúdico e infantil”, detalha Fernanda Pereira, da Vitral Arquitetura.

COZINHA SENSAÇÕES

O Ipê Amarelo e o Frapê são os padrões utilizados pela Invento Design na Cozinha Sensações. Com 16,5m², o espaço investe em funcionalidade para o estilo de vida atual e preza pelo “amor através do convívio social”. “Mais do que funcional, se trata de um espaço aconchegante e diferenciado, onde suas cores e texturas singulares despertam sensações de um convívio agradável e materializam móveis inovadores”, conta Milena Schaadt.

HALL DA CICLISTA

Com cerca de 13m2, o Hall da Ciclista, de autoria de Carina Manke, tem os padrões Branco Platinum e o Concreto Decor no móvel baixo com gavetas e também no banco. “O hall da ciclista é um convite ao morar contemporâneo, uma vez que hoje, qualidade de vida e tempo são valores essenciais. Estes princípios foram interpretados num layout minimalista, autêntico e repleto de significados”, conta Carina, que participa pela primeira vez da Mostra Sul. “Apostamos em minimalismo nas formas e texturas”.

SÓTÃO GOURMET

O Sótão Gourmet, de autoria da NR Interiores, tem 36m² e utiliza o padrão Grafito em toda a área gourmet, como principal revestimento. O espaço é um refúgio urbano, como define Natalia Rodrigues: “É bem masculino, com linhas industriais e marcantes que apostam no contemporâneo, com mistura de referências para compor um ambiente harmônico cheio de beleza”.

LIVING JARDIM DE INVERNO

Assinado pelo escritório de arquitetos MK Arquitetura, o espaço faz uso dos padrões Branco Supremo e Truffel. O Truffel tem origem nas cobiçadas trufas brancas europeias, iguaria apreciada pelos mais refinados paladares. Sua tonalidade elegante motivou o desenvolvimento do padrão, um carvalho com personalidade única que revela ricas nuances e inusitadas estruturas derivadas do corte peculiar da lâmina que o inspirou.

MY PLACES

Assinado por Pamela Kessel e Mariana Passos, o My Places conta com 12m² e faz uso do padrão de Grafito nos painéis, que serviram como revestimento das paredes. O espaço foi pensado como um espaço para um jovem viajante: um lugar de descanso, relaxamento e que servisse como a união do estilo clássico com o rústico industrial masculino. Possui forte influência de elementos geométricos.

SUÍTE DO CASAL MODERNO

Roberta Medina, da Schaffen Arquitetura, pensou o espaço com os padrões Lino Piombo e Tabaco, aplicando-os na forração, cabeceira da cama e frente das gavetas. “Quisemos trazer um estilo de vida prático e moderno, com uma tendência de cores e materiais que aderissem ao urbano e contemporâneo”, conta Roberta. “Como estamos na nossa primeira participação na Mostra, quisemos trazer um ar mais rústico e moderno ao ambiente, prezando pela madeira como protagonista”.

ESPAÇO FREINET

Em 17m², os padrões Nimbus e Mezzo Castani são utilizados em dois painéis horizontais, base de prateleiras metálicas, e em 18 prateleiras de duas estantes metálicas, além de um aparador chanfrado. A cartela de cores aposta na mescla do preto, verde e amadeirado, com inspiração histórica. “Como a casa foi sede da Escola Celéstin Freinet por 4 anos nos anos 90, nos inspiramos no século passado”, conta Cristiane Rutzen, arquiteta da ACIB.

ESPAÇO GOURMET DO CERVEJEIRO

A inspiração aqui vem do estilo industrial, com características primárias das construções que ficam expostas sem acabamento em paredes e pisos de tijolo e cimento. Os padrões Autentic e Grafen são utilizados no móvel aéreo, painéis da sacada e bancadas da pia e da ilha. Concebido pela In9ve Arquitetura, o espaço de 15m² tem cores em tons de cinza com o toque da madeira do Autentic e um cinza azulado nas paredes.

QUARTO DO BEBÊ

O Quarto do bebê utiliza uma cor pura, o Branco Platinum, na cômoda, em prateleiras, moldura de espelho e na base da cama. “Ao entrar no quarto do bebê já nos apaixonamos: a vista para a janela histórica com tantos detalhes sendo o cenário perfeito para o berço, um lugar especial, um ‘santuário’ para o descanso de um bebê que é o sonho de uma nova vida”, conta a arquiteta Ana Paula Benevutti, da In9ve Arquitetura.

Sobre a Arauco

A Arauco é a 2ª maior produtora mundial de painéis de madeira, elaborados com matérias-primas de fontes sustentáveis e revestidos com padrões e acabamentos que acompanham as tendências mundiais de design de móveis, arquitetura e decoração de ambientes. Com fábricas no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e África do Sul, a Arauco tem negócios em mais de 75 países e dispõe de um portfólio completo com mais de 100 padrões que aliam inovação, versatilidade e sofisticação.

 

 

 

 

Por Daiane Baú

Imagem: Raphael Moser / IMAGECARE

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top