Últimas

www.
Home / Notícias / Notas / Aluno de São José dos Pinhais leva o bronze em competição de ensino técnico

Aluno de São José dos Pinhais leva o bronze em competição de ensino técnico

Jovem concorreu com alunos de Minas Gerais e São Paulo na etapa nacional da WorldSkills Competition e teve que realizar dois projetos de Marcenaria de Estruturas

 

Foram horas diárias de treinamentos que garantiram a medalha de bronze ao jovem Felipe Tavares da Silva, 18 anos, na seletiva nacional da WorldSkills Competition, maior competição de ensino técnico do mundo, com provas práticas realizadas entre 18 e 22 de julho. O estudante de Aprendizagem de Marcenaria da unidade do Senai em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, concorreu com os alunos de Minas Gerais e São Paulo na ocupação de Marcenaria de Estruturas, que teve provas realizadas no município. Provas de outras áreas ocorrem até o dia 12 de agosto na competição.

 

O jovem se preparou durante dois anos para participar das provas. Até o início de 2016, quando ainda cursava o Ensino Médio, ele precisava alternar seu tempo entre as aulas no ensino regular e os treinamentos. Quando terminou o terceiro ano, passou a se dedicar 12 horas por dia aos treinamentos práticos.

 

Ele e os demais competidores tiveram que fazer dois projetos: uma janela, com vários encaixes e peças curvas, e uma escada com encaixes tradicionais da marcenaria. Apesar de não ter conquistado o primeiro lugar, o aluno acredita que não teve muitas dificuldades para realizar os projetos. “O único nível de dificuldade que eu realmente tive foi a surpresa sobre o que eu teria que fazer. Mas isso, ao longo do tempo, foi diminuindo. Depois de um tempo interpretando o tema, eu encontrei os passos para fazer os projetos”, afirma Silva.

 

O professor de Marcenaria da unidade do Senai em São José dos Pinhais, Riverson Tobias do Vale, que foi o treinador do estudante durante a preparação, avalia que o jovem participou de uma prova difícil e considera o resultado importante. “Há trinta anos nossa escola está aberta e até hoje só ganhamos quatro medalhas nessa competição. E foi a primeira vez que o Paraná participou nessa modalidade e o Felipe já trouxe uma medalha”, comenta.

 

Para o jovem, a conquista serve como um estímulo para continuar os estudos e trabalhos na área. Ele pretende fazer novos cursos técnicos no Senai.

 

Competição continua 

Este foi o resultado da primeira semana de provas práticas das áreas de ocupação daWorldSkills Competition que ocorrem nas unidade do Senai na CIC e em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Até o dia 12 de agosto, estudantes de ensino técnico do Paraná competem com alunos de outros estados. Os primeiros colocados de cada área de ocupação conquistam uma vaga para a etapa internacional, que ocorre em Abu Dhabi, em 2017.

 

Nas próximas três semanas, os estudantes farão provas práticas nas ocupações de Polimecânica e Automação (com uso de componentes eletrônicos e mecânicos), Modelagem de Protótipos (no qual os estudantes vão utilizar computadores para projetar os protótipos e máquinas industriais para construí-los) e Movelaria (em que terão que fabricar um móvel de madeira).

 

Na seletiva estadual, que ocorreu em março, estudantes de nove cidades do Paraná foram selecionados para concorrer em nível nacional. Cada um tem que realizar atividades práticas ligadas à área de ocupação para a qual foram selecionados. Essas atividades devem ser executadas de acordo com um descritivo técnico. No final da realização dos trabalhos, os alunos são avaliados e os melhores em cada uma das áreas de ocupação terão o direito de representar o país na competição internacional.

Fonte: Assessoria de imprensa Fiep

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top