Últimas

www.
Home / Notícias / Economia / Acordo Setorial de Embalagens supera metas e atinge 63% da população brasileira
Acordo Setorial de Embalagens supera metas  e atinge 63% da população brasileira

Acordo Setorial de Embalagens supera metas e atinge 63% da população brasileira

Segundo relatório, 29% dos resíduos de papel, plástico e alumínio foram reciclados, superando a meta estabelecida em 9,2 pontos percentuais

A Coalizão Embalagens, sob liderança do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), apresentou na úlitma terça-feira, 28 de novembro, para o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília, o relatório com os resultados preliminares do Acordo Setorial de Embalagens, formada por 28 associações do setor empresarial do País engajadas na implementação da PNRS.

Assinado no final de 2015, o Acordo promove a reciclagem de embalagens em geral desenvolvendo um plano de gestão de resíduos dentro do contexto da logística reversa, que tem como meta reduzir em 19,8% a quantidade de embalagens pós-consumo destinadas a aterros até o fim de 2017. Esse índice, segundo o relatório, já atingiu 29%, superando meta em 9,2 pontos percentuais.

Outro objetivo ultrapassado foi de destinação de embalagens a aterros. Os dados mostram que houve uma redução de 21,3%, taxa de 8 pontos percentuais acima da meta. Ainda com base no relatório, o Sistema de Logística Reversa de Embalagens, implantado pela Coalizão, registrou ações em 732 municípios de 25 estados brasileiros, alcançando 63% da população brasileira.

“Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, mas estamos muito otimistas com o resultado apresentado. Vamos dar sequência às ações que incentivam a responsabilidade compartilhada entre governo, empresas e população. Estamos no caminho certo para alcançar as metas do Acordo e promover a destinação adequada das embalagens pós-consumo no Brasil”, comenta Vitor Bicca, presidente do CEMPRE.

Segundo o relatório, 802 cooperativas foram apoiadas e 4.487 ações de estruturação para adequar e ampliar a capacidade produtiva das cooperativas foram realizadas entre 2012 e 2017. No período, também foram instalados 2.082 pontos de distribuição voluntária (PEV) e desenvolvidas 7.826 ações para estruturação, implementação, operação e manutenção dos pontos.

Sobre o CEMPRE

O CEMPRE é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar lixo por meio de programas de conscientização. A entidade utiliza-se de publicações, pesquisas técnicas e seminários, e mantém para consulta pública um rico banco de dados sobre o assunto em sua sede na capital paulista. Fundado em 1992, o CEMPRE vem sendo mantido por contribuições de empresas privadas de diversos setores. Entre elas estão:Adm, Ajinomoto, Ambev, Arcor, Auducco, Braskem, Brf, Bunge, Cargill, Coca-Cola, Colgate-Pamolive, Danone, Femsa, Heineken Brasil, Hershey’s, Hp, Klabin, Mcdonalds, Mondelez, Nestlé, Nestlé Waters, Owens Illinois, Pão De Açúcar, Pepsico Do Brasil, SC Johnson, Sig Combibloc, Suzano, Tetra Pak, Unilever Brasil, Verallia e Vigor.

 

 

Por Michelle Tsukayama

Imagem: Divulgação Meio Ambiente

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top