Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Abimóvel desenvolve programa de sustentabilidade com empresas exportadoras do setor moveleiro
Abimóvel desenvolve programa de sustentabilidade com empresas exportadoras do setor moveleiro

Abimóvel desenvolve programa de sustentabilidade com empresas exportadoras do setor moveleiro

A Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, está desenvolvendo no âmbito do Projeto Brazilian Furniture, um programa de sustentabilidade direcionado à Indústria Moveleira.

O Programa de Sustentabilidade Abimóvel 2018 desenvolverá um plano de soluções e diretrizes que orientará as empresas do Projeto na gestão, operacionalização e implementação de uma produção mais sustentável.

Etapas do Programa de Sustentabilidade

 

O objetivo do programa é detectar possíveis ações e demandas a serem implementadas pela indústria moveleira na melhoria da competitividade do setor no mercado internacional. Para tanto, a Abimóvel buscou no design thinking um novo caminho para a elaboração do projeto. A abordagem, que permite uma visão mais holística sobre o desafio, foca em criar inovações executáveis para o contexto das empresas.

 

A WHF Design Company, consultoria responsável pelo Programa, iniciou em janeiro um estudo que visa identificar, mapear e propor práticas para o desenvolvimento de uma gestão sustentável nas empresas do setor moveleiro do Brasil. O foco é entender todas as perspectivas da cadeia produtiva em âmbito global e transformar esses aprendizados em um plano prático que seja capaz de posicionar o país como referência no assunto.

 

O programa será realizado durante o ano de 2018, sendo os seis primeiros meses dedicados às pesquisas, investigações e à criação de uma matriz com indicadores para classificar a maturidade das empresas. Com todos os diagnósticos levantados, será elaborado um plano de trabalho para cada nível de maturidade contendo iniciativas voltadas a desenvolver a gestão sustentável das empresas.

 

Sustentabilidade no cenário atual

 

O tema sustentabilidade vem ganhando força a cada ano, sendo um ponto de extrema importância para o mercado atual. “Trabalhar de forma sustentável tornou-se imperativo para as empresas se manterem relevantes a longo prazo, uma vez que a credibilidade ambiental passou a ser um importante fator de competitividade tanto nacional como internacional”, ressalta Daniel Luiz, presidente da Abimóvel.

Iniciativas como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e seu Guia de Sustentabilidade Empresarial e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, lançada em 2015, confirmam a relevância das questões sustentáveis dentro do mercado de exportação.

 

 

 

Veículo: Abimóvel 

Imagem: @montypeter

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top