Últimas

www.
Home / Notícias / Economia / Abertura de empresas cresce 25,5% em novembro de 2019 no Brasil, explica o Serasa Experian
Abertura de empresas cresce 25,5% em novembro de 2019 no Brasil, explica o Serasa Experian

Abertura de empresas cresce 25,5% em novembro de 2019 no Brasil, explica o Serasa Experian

Acumulado do ano registra alta de mais de 20%; região Norte apresenta maior variação e impulsiona dado

Novembro de 2019 registrou aumento de 25,5% no total de novos empreendimentos, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foram registradas 257.697 aberturas, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Quando comparado com outubro/19, o índice apresentou queda de 16,2%, a maior registrada na variação mensal. O acumulado entre janeiro e novembro de 2019 indica 2,9 milhões de novas empresas, representando uma alta de 23,3% no ano.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “com a geração de empregos formais ainda em marcha lenta na economia brasileira, o empreendedorismo tem sido uma válvula de escape para o desenvolvimento de atividades econômicas”. Este fato explica o forte crescimento, principalmente, de novos Microempreendedores Individuais, que já chegou a 2,4 milhões até novembro de 2019.

Região Norte apresenta maior número de novas empresas em um ano

O volume de novos negócios foi maior na Região Norte, com aumento interanual de 36,3% em novembro/19, seguida pela Região Nordeste (27,3%), Centro-Oeste (26,3%), Sul (24,8%) e Sudeste (24,2%). Dentre os Estados, o que apresentou a maior variação foi o Amapá, com 73,2% na comparação com novembro/18, seguido pelo Amazonas (59,9%) e Roraima (51,8%). Espírito Santo aparece em último, com alta de 15,1%. Veja abaixo a relação com todos os estados.

Serviços permanece sendo o setor que mais cresce

As empresas do setor de Serviços apresentaram variação de 29,7% entre novembro de 2018 e 2019, seguido por Indústrias (21,0%) e Comércio (11,8%). No acumulado do ano o setor também se destaca, com crescimento de 27,0%, enquanto os demais tiveram variações de 13,0% (Comércio) e 18,4% (Indústria).

MEIs representam maioria das novas empresas

Em novembro de 2019, a maior parte das companhias abertas foram de Microempreendedores Individuais, representando 80,2% do total com 206.744 empreendimentos. Houve variação de 23,9% com relação ao mesmo mês do ano anterior. As Sociedades Limitadas foram que as mais cresceram neste período, com alta de 50,9% – 22.622 em 2019 ante 15 mil no penúltimo mês do ano anterior. As Empresas Individuais apresentaram aumento de 7,4%, com 12.833 novos negócios no mês analisado e os demais portes registraram 15.498 mil aberturas no período.

A série histórica deste indicador está disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

 

 

 

 

Por Marianna Fumo

Imagem: Senivpetro

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top