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75% dos pequenos e médios lojistas virtuais vendem pelo whatsapp, mostra pesquisa

75% dos pequenos e médios lojistas virtuais vendem pelo whatsapp, mostra pesquisa

Especialista dá dicas para orientar os empreendedores em situações de “apagão digital” como a que aconteceu na última segunda-feira

O whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. O app de mensagens tem 120 milhões de usuários ativos no Brasil e 1,5 bilhão no mundo. A tecnologia tem ajudado também milhares de empreendedores a se comunicarem com seus clientes – sendo o principal canal de atendimento de muitos e-commerces. Na tarde da última segunda-feira, 4 de outubro, o app, assim como outros dispositivos do Grupo Facebook, mostraram instabilidade no mundo todo, deixando o canal de comunicação fora do ar.

A empresa assumiu que o problema foi global e, somente após 6 horas, os apps voltaram a funcionar. Colaboradores e profissionais das redes sociais também notaram dificuldade em trabalhar. Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante cerca de duas horas e meia. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha havia sido causada por um ajuste de configuração.

Whatsapp como aliado de pequenos e médios lojistas

De acordo com levantamento exclusivo da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma gratuita para a criação de lojas virtuais com mais de dois milhões de lojas criadas, cerca de 75% dos pequenos e médios lojistas usam o aplicativo como canal direto de vendas com seus clientes – além da loja virtual. Além disso, quase 68% dos lojistas da LI afirmam usar o Whatsapp como principal ferramenta de atendimento ao cliente, seguido pelo Instagram (15%) e do e-mail (5,6%).A pesquisa foi realizada com 3060 lojistas virtuais de todo o país durante o mês de maio e junho de 2021 por meio de questionário na internet.

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Para Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, o whatsapp se tornou uma ferramenta essencial na vida dos lojistas virtuais, não só na hora de vender, mas também de realizar o pós-venda. “Por ser gratuito, o app está no celular de quase todos os brasileiros. Para o empreendedor, uma das principais vantagens de usar a ferramenta é poder criar campanhas e ações promocionais que são enviadas de forma automática. Além disso, com o app é possível verificar métricas e realizar um atendimento quase que em tempo real. Com a instabilidade, os lojistas irão precisar fazer um balanço de suas vendas, dando um suporte e retorno aos clientes por outros canais também”, explica.

O especialista deu 3 dicas para orientar os empreendedores a driblar o apagão digital destes apps:

Relacionamento em primeiro lugar

Instabilidades acontecem e por isso se comunicar com seu cliente é fundamental. Por mais que o contato seja direto pelo whatsapp é preciso humanizar essa comunicação e criar padrões de atendimento, que devem estar relacionados à cultura da marca. Além disso, criar uma comunicação por e-mail pode ser uma forma de formalizar os processos. Neste caso, uma dica é comunicar seus clientes sobre a instabilidade e deixar outras formas de contato disponíveis até que a situação seja regularizada.

Aposte na sua loja virtual

O melhor caminho é usar a base de clientes do lojista, integrando os canais de comunicação e venda, oferecendo ao cliente a comodidade de poder comprar e se relacionar pelo app do whatsapp – mas não deixando esta ferramenta como único canal. Investir na divulgação da loja em outras plataformas, como o google e Youtube, pode manter a loja funcionando e vendendo.

Invista em novos canais

Para Ruchaud, o empreendedor não deve ser refém de apenas um canal e deve apostar sempre em novas formas de engajar seu cliente. O uso do Telegram, por exemplo, tem crescido bastante no Brasil,funciona perfeitamente para divulgação de negócios. Outra dica é investir em canais de comunicação próprios – quando estamos falando de e-commerce – por meio de um chatbot ou recursos que permitam o chat com os consumidores.

 

 

Por Natália Peixoto

Imagem: Ilustração

 

 

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