Últimas

www.
Home / Notícias / Dica / 7 dicas simples para aumentar a produtividade da sua equipe
7 dicas simples para aumentar a produtividade da sua equipe

7 dicas simples para aumentar a produtividade da sua equipe

Como aumentar a produtividade da minha empresa? Enquanto essa pergunta guarda um número imenso de respostas, nenhuma delas traz a garantia de que realmente funcionará. Afinal, cada empresa, como um organismo vivo, tem um jeito particular de se comportar em relação a todo novo estímulo proposto.

E quem faz esse organismo chamado empresa realmente produzir com qualidade são seus colaboradores. Se a estratégia adotada para aumentar a produtividade não tiver aderência  com sua equipe, você precisa procurar outra solução.

Então, que tal começar ouvindo o seu time e procurando saber o que o estimula a ser mais produtivo? Esse tipo de conversa franca e transparente com seus colaboradores pode trazer insights e sugestões para melhorar e adaptar estratégias conhecidas.

Abaixo, organizamos algumas ações que ajudam na hora de criar um ambiente propício para que sua equipe consiga dar o melhor de si.

1- Crie metas, prazos e avalie resultados

A melhor forma de analisar se sua equipe está mesmo sendo produtiva é criando uma relação de metas com prazos. Nesse sentido, uma empresa precisa escolher objetivos possíveis, realistas, e oferecer o tempo necessário para que sejam atingidos com qualidade. Depois disso, é hora de avaliar se os resultados fazem sentido com tudo o que foi projetado e planejado.

2- Capacite e treine

Para o atingimento de metas, forneça as ferramentas necessárias, seja em estrutura, equipamento ou treinamento para os funcionários estarem sempre atualizados. Oferecer a infraestrutura física e também o conhecimento para que eles produzam mais deve fazer parte das prioridades da empresa.

3- Defina, padronize e aperfeiçoe processos

Crie um padrão sobre como cada atividade dentro da sua empresa deve ser feita e documente cada etapa para, no futuro, poder descobrir o que dá certo ou não, possíveis gargalos e como administrar recursos e esforços. Neste post, falamos sobre algumas dicas de como melhorar esses processos e aumentar sua produtividade operacional.

4- Crie diretrizes para um ambiente focado

Vivemos na era da informação, em que as pessoas vivem sendo bombardeadas por mensagens, dados e estímulos a todo momento. Muitas empresas começaram a condenar o uso de mídias sociais e celulares por tirarem a atenção dos funcionários, mas eles nem sempre são os inimigos. O verdadeiro vilão aqui é o uso excessivo e a falta de um guia de boas práticas orientando sobre como utilizar esse tipo de ferramentas no trabalho.

O ideal é criar diretrizes sobre, por exemplo, em quais casos e como as mídias sociais podem ser usadas durante o expediente. É importante também definir quando há a necessidade de uso de e-mails ou reuniões, outras duas ferramentas que costumam tomar tempo e quebrar o fluxo de produtividade de uma equipe.

5- Comunique-se bem

Na hora de colocar em prática todas essas estratégias, os gestores precisam se comunicar bem, tirando dúvidas e deixando claro como a empresa deve funcionar em um cenário ideal. Documente e divulgue todas as ações feitas para aumentar a produtividade do seu time.

6- Treine a liderança em cada colaborador

Parte importante de fazer com que cada funcionário produza mais e com qualidade é inspirando o espírito de liderança em cada um deles. Eles precisam sentir que têm espaço e podem tomar iniciativas, comunicar opiniões e sentir-se parte da empresa e dos seus resultados.

Esse tipo de mentalidade ajuda bastante na hora de alcançar as metas. Sem falar que construir lideranças possibilita que gestores possam delegar atividades para pessoas de confiança, descentralizando e acelerando processos e, assim, aumentando a produtividade.

7- Identifique problemas e encontre soluções

É papel da empresa identificar problemas recorrentes e encontrar formas de solucioná-los: atrasos ou faltas constantes, relacionamentos e comentários negativos entre os colaboradores, falhas nos processos, metas que não são batidas com frequência. Quando identificar esse tipo de problema, você precisa jogar limpo com seu time e tentar achar um caminho para melhorar. E uma maneira para encontra-lo é dialogando com seus funcionários.

Como mencionamos no começo, todas as estratégias para aumentar a produtividade devem ser aperfeiçoadas com a ajuda do feedback mútuo: a empresa precisa avaliar e comunicar seus colaboradores sobre possíveis melhorias e expectativas; e colaboradores devem sugerir caminhos que se adequem melhor ao time ou que aumentem as chances de ele se tornar mais produtivo.

Um canal aberto de comunicação e um sistema de avaliação eficiente são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de estratégias novas ou aperfeiçoamento de antigas, portanto fique de olho nas duas.

 

 

 

Veículo: Serasa Experian

Imagem:  @mindandi

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top